Itapecerica fecha parceria com Itaú Social para receber programa de melhoria na educação

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 28/02/2019

 

A cidade de Itapecerica da Serra foi selecionada pela Fundação Itaú Social, junto a outros municípios do Brasil, para realizar uma parceria em prol do desenvolvimento do ensino na cidade. A assinatura entre os órgãos público e privado aconteceu no fim da tarde dessa terça-feira, 26 de fevereiro, em evento realizado na cidade de São Paulo.

“Uma parceria importante no sentido de dar um impacto maior no IDEB e na aprendizagem dos nossos alunos. Quero agradecer ao Itaú Social por ter escolhido nossa cidade, além dos oito municípios de São Paulo e do Brasil afora” disse o prefeito Jorge Costa, que ressaltou ainda que a Prefeitura não terá custo com a iniciativa.

Idealizadora do Programa Melhoria da Educação, a Fundação Itaú Social proporciona a municípios, por meio de organizações sociais, formação continuada para gestores educacionais. O objetivo é tratar tanto de gestão pedagógica quanto de gestão administrativo-financeira, aliando teoria e prática no sentido de reduzir as desigualdades na aprendizagem.

“O projeto visa desenvolver, implementar e compartilhar tecnologias sociais para contribuir na educação pública brasileira”, destacou Angela Dannemann,  superintendente da Fundação Itaú Social.

Sobre o Projeto
De acordo com o Programa, cada município contará com o trabalho de uma organização. Itapecerica irá receber o Instituto Qualidade de Ensino (IQE), associação civil de caráter educacional e de assistência social, sem fins econômicos, mantida com o apoio de empresas privadas e parcerias com o poder público.

O coordenador de gestão do IQE, Thiago Galvão, adiantou o que será oferecido para Itapecerica. “Iremos trabalhar em conjunto com o município na formação e capacitação de professores do 1º ao 5º ano em língua portuguesa e matemática, além da formação da equipe gestora da Secretaria de Educação”, destacou.

A secretária de Educação de Itapecerica da Serra, Soráia Ribeiro afirma que o projeto vem de encontro com as expectativas elencadas pela Secretaria. “A parceria é uma grande conquista para o município, que com certeza irá refletir na melhoria da qualidade do ensino da Rede Municipal”.

Para ser selecionada, cada cidade precisou preencher alguns requisitos. Entre eles, população inferior a 500 mil habitantes, matrícula anual na Rede Municipal superior a 10 mil estudantes do ensino fundamental da área urbana; ter potencial cultural, patrimonial, humano e social,  e apresentar evolução no ensino.  

Também participaram do evento, o presidente do IQE, Kei Ikeda; além de secretários e prefeitos dos municípios contemplados: Suzano, Itapevi e São Vicente, entre outros do Brasil.

Comentários