Embu, Itapecerica e Taboão iniciam 2019 com queda no número de roubos

O número de roubos nas cidades de Itapecerica da Serra, Embu das Artes e Taboão da Serra registrou queda no primeiro mês de 2019 quando comparado com igual período do ano anterior. É o que apontam os dados das estatísticas criminais da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), divulgados na tarde desta segunda-feira, dia 25.
 
No combate a crimes patrimoniais, Embu das Artes lidera o ranking. Os roubos tiveram diminuição de 30%, caindo de 100 para 70 casos. Já o roubo de carga teve 10 casos a menos. Foram 14 em janeiro do ano passado contra 4 no mesmo mês de 2019.
 
Roubo e furto de veículo também acompanharam o declínio. Mês passado foram 9 carros roubados, sendo que esse número no mesmo período do ano anterior chegou a 21. A diferença é de 57%. Os furtos de automóveis diminuíram de 19 para 10 casos, uma queda que chegou a 47%.
 
Já é Itapecerica da Serra ficou em segundo lugar. A cidade que registrou em janeiro apenas 73 casos, o que representa uma queda de 36% quando comparado com igual período do ano anterior, que teve 112 ocorrências.
 
Na cidade, furto de veículos também teve queda de 50%, já que no primeiro mês do ano passado 18 carros foram furtados e este, em janeiro, houve registro de apenas 9 ocorrências deste tipo. O roubo de veículo e o roubo de carga, no entanto, não seguiram a curva decrescente e registraram crescimento de 10 e 7 casos a mais respectivamente.
 
Taboão, das três cidades, mesmo tendo diminuição, foi a que teve um combate menos efetivo em roubo. A queda deste crime representa 16%, ou seja, de 224 para 188. Roubo de veículo teve 16 ocorrências a menos, um declínio de 42%.
 
A cidade, no entanto, teve aumento de 28% número de furto de veículo. No primeiro mês deste ano, foram relatados 45 ocorrências deste crime contra 35 de igual período de 2018. Em roubo de carga o aumento passou de 6 para 11 casos, um aumento de 80%.

Comentários