Embu das Artes comemora 60 anos de emancipação nesta segunda-feira, dia 18

Por Gabriela Pereira - Especial para o Jornal na Net | 18/02/2019

A cidade de Embu das Artes completa nesta segunda-feira, dia 18, 60 anos de emancipação política-administrativa. E em comemoração a data, a Câmara Municipal realizará no próximo sábado, dia 23, sessão solene.
 
A história de Embu começou em 1959, quando conseguiu independência de Itapecerica da Serra por meio de um plebiscito popular. A cidade das artes se elevou a município junto com Taboão da Serra, que conseguiu emancipação pelo mesmo decreto governamental de independência.
 
Embu comemora aniversário em 18 de fevereiro, data em que o decreto foi assinado. Já Taboão celebra um dia depois, em 19 de fevereiro, na data de publicação do documento.
 
O município, situado na região sudoeste da Grande São Paulo, tem 270 mil habitantes, segundo o Instituto Nacional de Geografia Estatística (IBGE), e sua fama pelas "Artes" se deve à grande feira de artesanato que acontece aos sábados, domingos e feriados no Centro Histórico, que recebe cerca de 30 mil visitantes por final de semana.
 
A influência da cultura artesã é tão grande na cidade que em 2011, por meio de plebiscito, os munícipes decidiram por mudar oficialmente o nome de Embu para Embu das Artes, como sempre foi conhecida popularmente.
 
Outra curiosidade é que Embu está entre os 29 municípios de São Paulo considerados estâncias turísticas. E isso se deve ao fato de sua forte ligação com a arte, mas também de sua construção histórica, que começou em 1554, com a chegada dos jesuítas na região, até então habitada apenas por índios guaranis.
 
Para homenagear esta data, uma programação prevê a apresentação da Banda Municipal no Largo 21 de Abril e Sessão Solene na Câmara Municipal.
Programação:
 
18/2, às 9h - Apresentação da Banda Municipal
Local: Coreto do Largo 21 de Abril, Centro
Realização: Secretaria Municipal de Cultura
 
23/2, às 9h - Sessão Solene pelo 60º aniversário de Embu das Artes
Local: Câmara Municipal de Embu das Artes (rua Marcelino Pinto Teixeira, 50, Pq. Industrial)

Comentários