Taboanense Evani Calado é campeã Regional Sudeste de Bocha Paralímpica em Suzano

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 1/11/2018

A paratleta taboanense, Evani Calado, da Associação Paradesportiva Para Todos (APT) que tem o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer, foi campeã do Campeonato Regional Sudeste de Bocha. A competição foi organizada pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE) e realizada no SESI de Suzano, entre os dias 25 a 27 de outubro.

O evento contou com a participação de 81 atletas de 16 clubes. Na classe BC1, Guilherme Moraes confirmou a boa fase e presença constante nas convocações da seleção brasileira e ficou com o ouro. Já na classe BC2, Maciel Santos confirmou seu favoritismo e conquistou seu 14º título na competição.

A classe BC3 foi pura emoção, com os três medalhistas de ouro do Rio 2016 disputando as semifinais, as mulheres avançaram pra final e Evani Calado conquistou o ouro. Na classe BC4, Dirceu Pinto e Fábio Dorneles, colegas de clube, fizeram a final, reeditando um duelo antigo entre os dois. Fábio levou a melhor ficando com o ouro.

A Bocha é uma modalidade que abre portas para pessoas com grau severo de comprometimento motor e/ou múltiplo e está em mais de 50 países em todo o mundo. Ela pode ser jogada individualmente, em duplas ou em equipes, e é mista – homens e mulheres competem juntos e igualmente.

A APT é conhecida por disputar a Bocha adaptada que é uma modalidade paralímpica, que possui quatro categorias, que recebem os nomes de BC1, BC2, BC3 e BC4. Na classe BC3, o atleta conta com o auxilio da caleira que ajuda o competidor através de um dispositivo para movimentar a bola. Este ano, a equipe taboanense disputou competições de natação e petra, para atletas com paralisia cerebral.

Comentários