/

Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Taboão, Embu, Itapecerica e Juquitiba aderem ao programa Internet para Todos

Por Sandra Pereira | 12/03/2018

FF_horz

Divulgação - Prefeituras MunicipaisPrefeito de Taboão, Fernando Fernandes e o de Embu Ney Santos, comemoraram assinatura do convênio nas redes sociais

Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica e Juquitiba estão entre as 571 cidades paulistas contempladas com o programa Internet para Todos, do governo federal, que pretende levar internet de graça às cidades. O termo de adesão assinado ao programa foi assinado nesta segunda-feira, 12, em Brasília pelos prefeitos. O convênio estabelece a infraestrutura básica e as condições para a participação no programa. As prefeituras é que vão indicar onde serão instaladas as antenas para distribuição do sinal de internet. Também terão de garantir a segurança da área e arcar com as despesas de energia elétrica.

Em Embu das Artes, de acordo com a prefeitura, a primeira antena será instalada na região do Parque Pirajussara atingindo um raio de 3 Km. Já em Taboão da Serra a antena será instalada nas imediações do pronto-socorro do Antena, no Jardim Record. Também vai atingir o mesmo raio que Embu. As prefeituras de Itapecerica e Juquitiba não informaram os locais de instalação das Antenas.

A assinatura do teve a participação do presidente Michel Temer (MDB) e do ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab (PSD).

Os municípios devem começam a receber as antenas em maio.A operação será feita pela empresa Viasat, dos Estados Unidos, que foi contratada pela Telebras. A conexão de internet será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), de propriedade do governo brasileiro e que recebeu R$ 3 bilhões em investimentos.
Em órbita desde maio de 2017, o satélite tem vida útil de 18 anos. O Internet para Todos oferecerá aos usuários conexão a preços reduzidos.

O programa Internet para Todos já tem 2.260 cidades prontas para assinar o termo de adesão. O número de municípios habilitados pode ser acrescido em mais de 330 já que 2.593 cidades manifestaram interesse em participar do programa.

Segundo o Ministério de Ciência e Tecnologia, o Internet para Todos vai beneficiar uma fatia da população hoje excluída da rede mundial de computadores, democratizando o acesso à informação e aos serviços públicos online. Cerca de 40 mil localidades devem ser beneficiadas.

Além dos convênios com as prefeituras, o ministério já firmou parcerias com o Ministério da Defesa, para garantir o monitoramento de 100% das fronteiras brasileiras, ampliando as ações de combate ao tráfico de armas e drogas; com o Ministério da Educação, para levar banda larga para todas as escolas públicas do país, 7 mil serão beneficiadas já em 2018; e com o Ministério da Saúde, para implantar internet em hospitais e postos de saúde.

 

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.