Caminhada azul marca início da Semana do Autismo em Taboão da Serra
Uma caminhada com a participação de mães, crianças e adolescentes autistas, organizada pela associação Borboleta Azul, em parceria com vereador Dr. Eduardo Nóbrega, marcou o Dia Mundial de Conscientização sobre Autismo, celebrado neste domingo, 2 de abril. O vereador Dr. Ronaldo Onishi, autor da lei que criou a Semana do Autismo em Taboão e o vereador Alex Bodinho também participaram da caminhada.
“Além do debate e da conscientização para diminuir o preconceito, em Taboão nós estamos dando exemplo com a união de vereadores. Começamos com a semana do autismo de autoria do vereador Dr. Onishi, hoje temos o apoio do vereador Bodinho, da Educação, da Saúde e da Borboleta Azul”, afirmou otimista o vereador Dr. Eduardo Nóbrega.
De acordo com ele a caminhada reuniu quase 300 pessoas. O grupo saiu da praça Nicola Vivilechio em direção ao Parque das Hortênsias onde foram realizadas algumas atividades. Vestidos de azul, os participantes da atividade chamavam a atenção por onde passavam, visando conscientizar a população sobre a importância de combater o preconceito em relação ao autismo.
“A caminhada de hoje é um passo importante. Superou as nossas expectativas. O nosso objetivo final é a Clínica Escola, mas era preciso dar o primeiro passo, que era a caminhada. Dessa forma, com essa união nós começamos a semana do Autismo em Taboão”, salientou Nóbrega.
Emocionada, Zuleica Menezes, da Borboleta Azul, mal conseguia falar. Ela disse que a associação tem 80 mães cadastradas e que o número de autistas na cidade é ainda maior.
Já faz 4 anos que Taboão da Serra realiza atividades de conscientização sobre a doença, com ações organizadas pelo vereador Dr. Ronaldo Onishi. Esse ano a causa ganhou o reforço do vereador Dr. Eduardo Nóbrega que apresentou dois projetos de lei sobre a questão. O primeiro quer implantar uma Clínica-Escola destinada aos autistas e o segundo garantir vagas preferenciais de atendimento.
“Fiquei muito feliz de participar da caminhada, abrindo a semana do autismo na nossa cidade. Ao longo da semana teremos vários eventos, no sábado encerramos as atividades com o 3º encontro de Autismo na Câmara Municipal”, afirmou Dr. Ronaldo Onishi.