Juninho, morador de Embu das Artes, recebe homenagem por luta contra o racismo

Por Outro autor | 27/11/2016

No último dia 22 de novembro o SOS Racismo, órgão ligado à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e coordenado pela advogada e produtora cultura Eliane Dias, realizou o evento Prêmio Zumbi dos Palmares, que homenageou lideranças representativas da luta racial no Estado de São Paulo.

Entre os homenageados está Juninho, morador de Embu das Artes, candidato a prefeito na última eleição de 2016, ativista do movimento negro Círculo Palmarino e presidente estadual do PSOL SP. 

Em seu discurso, Juninho reforçou a importância de ter um Prêmio Zumbi dos Palmares em um momento de avanço conservador em que as lideranças construídas pelo movimento social negro são questionadas, fruto de uma batalha ideológica que reforça os ideias liberais, meritocráticos e que ataca a trajetória de resistência e luta do povo negro. “É fundamental a gente exaltar todas as nossas lideranças, não só de Zumbi, mas de todas as mulheres negras que ajudaram a construir a história desse país. Não há saídas individuais, a saída é coletiva. Por isso esse prêmio jamais poderá ser só do Juninho, mas sim de todas as herdeiras e herdeiros que lutaram pela liberdade neste país”, destacou.

O ativista e dirigente também destacou o trabalho do Círculo Palmarino, que na última década vem se dedicando ao debate e a luta contra a faxina étnica e o genocídio do povo negro. Juninho também declamou o Poema Negros  do Solano Trindade, artista que morou por muitos anos em Embu das Artes e hoje tem o seu trabalho continuado por sua família encabeçado por sua filha Raquel Trindade.

Comentários