Assistência Social de Taboão promove encontro sobre Erradicação do Trabalho Infantil

Por Assessoria de Imprensa da prefeitura de Taboão da Serra | 29/04/2016

A Prefeitura de Taboão da Serra trabalha arduamente para evitar situações de vulnerabilidade, como o trabalho infantil e assim garantir as crianças que tenham um futuro digno. Neste sentido, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania realizou o II Encontro da Campanha Permanente do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. O evento realizado no Cemur na ultima quarta-feira, 27 de abril, reuniu mais de 300 pessoas.

À ocasião, os participantes puderam acompanhar duas palestras, além de uma apresentação cultural feita por crianças atendidas pelo Serviço de Fortalecimento de Vínculos da Prefeitura. A primeira palestra abordou o Trabalho Infantil Doméstico e foi ministrada pela Procuradora Regional do Trabalho Dra. Maria José Sawaya. Já a segunda palestra, ministrada pela Promotora Dra. Maria Gabriela Prado Manssur tratou de Violência Doméstica.

A secretária da pasta, Arlete Silva, destacou que Taboão da Serra está fazendo a diferença. “É essencial darmos continuidade a este trabalho que temos feito para prevenir o trabalho infantil aqui na cidade. Esta é uma forma de garantir que todas as crianças exerçam seu direito de brincar e viver o lúdico, que é fundamental para o desenvolvimento tanto psicológico, quanto social”, destacou Arlete Silva.

Estiveram presentes as vereadoras Joice Silva e Érica Franquini, o vice-prefeito Laércio Lopes, a delegada da Delegacia da Mulher de Taboão da Serra Dra. Aparecida Alves, os secretários municipais João Medeiros (Educação) e Israel Luciano (Cultura), a dirigente regional de ensino Maria das Mercês Bighetti, a representante do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) Maira Lacerda, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes Pedro Soares e a assistente social Miriam Meneghini, que representou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Laura Fávero. 

Atuação

A Prefeitura de Taboão da Serra atua de diversas maneiras para erradicar e prevenir o trabalho infantil. Em caso de denúncias ou suspeitas o caso é encaminhado às equipes de abordagem da Proteção Básica e da Proteção Especial, ligadas aos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e ao Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), respectivamente. Nestes locais as famílias são acolhidas e incluídas em programas de transferência de renda. Já as crianças e seus irmãos são encaminhados para Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, onde no contraturno escolar participam de atividades culturais e esportivas. 

Serviço:

Denúncias: Disque 100
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil: (11) 4138-8040.

Comentários