Mês da Mulher de Embu tem balanço positivo

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 15/04/2016

A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, através do Centro de Referência da Mulher (CRM) realizou o Mês da Mulher com o tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres de Embu das Artes”. Durante todo o mês de março, as mulheres – e também os homens - puderam acompanhar uma série de palestras que trabalharam assuntos ligados ao universo feminino e familiar.

Ao todo, foram 17 palestras ministradas nos Centros de Referência da Assistência Social, no Banco de Alimentos e em outros pontos da cidade, com os temas “O que é união estável e pensão alimentícia”, “Identificando uma relação abusiva”, “Como se preparar para entrevista de emprego” e “Técnicas de Defesa Pessoal”. Participaram mais de 640 pessoas e 64 mulheres procuraram o CRM para atendimento após as palestras.

“Em uma das palestras sobre relação abusiva, havia muitos homens, em sua maioria alunos da EJA. Conversamos depois com as professoras do ensino para adultos e elas nos relataram que alguns deles se reconheceram agressores e pretendiam mudar. Foi algo muito positivo”, disse Cleonice Assunção, psicóloga do CRM.

 A equipe percebeu que  o tema que mais levantou dúvidas nas mulheres foi aquele que tratava da união estável e pensão. Na palestra de defesa pessoal, as participantes quiseram saber como deveriam agir numa tentativa de estupro ou como se defender do parceiro em caso de agressão. Além disso, ao final de todas as palestras, muitas mulheres quiseram tirar dúvidas em particular.

Segundo a psicóloga, apesar de o número de pessoas assistindo as palestras ter sido maior no ano passado, este ano o número de atendimentos foi superior: de 57 pulamos para 64 a mais durante o mês de março em 2016”. Ela explicou também que outros equipamentos se interessaram pelas palestras. A equipe está adequando o calendário para atender a todas as solicitações.

 CRM

O Centro de Referência da Mulher (CRM), localizado na Rua Dona Bernardina, 37, Jd. Arabutan, é um espaço de acolhimento, que tem por objetivo oferecer apoio e subsídio para que a mulher e sua família possam lutar por seus direitos, buscando autoafirmação e fortalecimento da sua identidade. É um espaço de convivência com privacidade e individualidade, com serviços integrados de apoio psicológico, social e jurídico.  Informações: (11) 4704-0238 ou crm.embu@embudasartes.sp.gov.br.

Comentários