Cooperativa de Guardadores completa 14 anos de inclusão e geração de renda

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 10/03/2016

Os membros da Cooperativa de Guardadores de Carros de Embu das Artes comemoraram seu 14º aniversário com muita alegria. Inaugurada em 2002, a Cooperativa de Guardadores foi um dos primeiros projetos da Incubadora de Cooperativas, no período em que o desemprego, segundo o IBGE, batia a casa dos 12,6% em Embu das Artes, e o prefeito Chico Brito estava à frente da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, no Governo Geraldo Cruz.

Atualmente com 65 cooperados, sendo que desses sete são mulheres, a Cooperativa de Guardadores é um projeto de inclusão social do Governo Municipal, e um instrumento de geração de renda. Trabalhando sete dias por semana, os guardadores conseguem, em média, R$800 por mês, graças a colaboração voluntária de munícipes e turistas.

Treinados, uniformizados e com crachá, os guardadores atuam no centro expandido da cidade, atendendo a quem visita o Centro Histórico, Outlets, Praça de Alimentação e, também, eventos específicos no Parque Francisco Rizzo, transmitindo segurança aos moradores e aos cerca de 20 mil turistas que passam pela Estância Turística de Embu das Artes aos finais de semana.

Mesmo com resultados satisfatórios, os cooperados são incentivados a ter a função de guardadores como uma fonte extra de renda e não como única opção.  Para que essa premissa seja possível, os cooperados devem seguir regras semelhantes à de um ambiente empresarial, com horário e local de atuação pré-definidos, além de participarem de constantes formações sobre trânsito, turismo e também de palestras e seminários ministrados pelo Sebrae.  Estando assim, ambientados e aptos a exercer outras funções profissionais no mercado de trabalho.

Durante a comemoração de aniversário, a secretária de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, Roberta Santos, lembrou o início da Cooperativa, quando ela era uma associação de guardadores e falou do orgulho e da evolução do trabalho prestado.

A regularização da cooperativa, por meio das Leis Federais Nº 5.764/71 e 12.690/2012, pôs fim nas brigas, disputas por espaço e na cobrança irregular do serviço, prova disso foi a queda nas reclamações e o aumento da popularidade dos guardadores entre os comerciantes locais. Num período de sete anos, apenas três reclamações foram registradas pela Ouvidoria. Hoje, guardadores, munícipes, turistas e comerciantes comemoram essa conquista. Confira exemplos da transformação que a criação da cooperativa gerou na função de guardador e na vida dos seus cooperados:

José Heitor Bernardino da Silva, proprietário do Grupo de Artes, conta que tinha problemas com os guardadores mas que, hoje, a relação é completamente diferente.

Comentários