Formação Continuada: Professores recebem certificação do PNAIC em Itapecerica da Serra

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 8/03/2016

Cento e sessenta professores da rede municipal de educação e ensino de Itapecerica da Serra receberam, no último dia 26 de fevereiro, os certificados de formação do segundo módulo do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa).

A solenidade de entrega dos certificados contou com a presença do secretário de Assuntos Jurídicos, Dr. Manoel Bomfim do Carmo Neto (representando o prefeito Chuvisco); do diretor de Ensino Fundamental, Cláudio Mendes (representando o secretário de Educação João Valério); do diretor Departamento de Apoio Pedagógico, Josiel França; da diretora de Educação Infantil, Rosana Ladeira; e da diretora de Educação Especial, Marcia Cestaro.

“Nosso país carece de políticas públicas de educação que resgatem a valorização do professor. Em Itapecerica da Serra o governo Chuvisco entrou com afinco nas capacitações promovidas pelo PNAIC, e estamos avançando; tenho certeza que esta atitude vai transformar a criança que entra na sala de aula hoje”, discursou Dr. Manoel.

A formação na área da Matemática contemplou todos os docentes do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental da Secretaria de Educação, abrangendo as 31 escolas do segmento.

“Fico feliz toda vez que o poder público promove a formação continuada para a rede. Que vocês possam aproveitar esse conhecimento em prol dos alunos”, explanou o diretor de Ensino Fundamental, Cláudio Mendes.

Em 2016 a Prefeitura de Itapecerica da Serra ainda promoverá o terceiro módulo do PNAIC. A modalidade escolhida pelo Governo Federal será o ensino integrado de Artes, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

O PNAIC


O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais se comprometem a: ALFABETIZAR todas as crianças em língua portuguesa e em matemática; REALIZAR avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental; APOIAR (no caso dos estados) os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação.

As ações do Pacto apoiam-se em quatro eixos de atuação: Formação continuada presencial para professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo; Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais; Avaliações sistemáticas; Gestão, mobilização e controle social.

Comentários