Feira de Embu das Artes faz aniversário de 47 anos

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 31/01/2016

A Feira de Embu das Artes completa 47 anos no próximo domingo, 31 de janeiro. Hoje, com cerca de 800 expositores de várias nacionalidades e uma infinidade de produtos nos segmentos de artesanato, artes plásticas, feira do verde, antiquários e alimentação, entre outros, a Feira está presente nas ruas do centro histórico e continua atraindo milhares de turistas nos fins de semana e feriados.  

A mais importante feira de arte e artesanato do País foi criada por Claudionor Assis Dias (1931/2006) – marceneiro que se tornou Mestre Assis (escultor, pintor, ator, bailarino e poeta e hoje dá nome a um centro cultural na cidade) – com apoio de outros jovens artistas da época, como Raquel Trindade. Havia um forte vínculo entre a Praça da República, na Capital, e o Centro Histórico embuense. Já moravam na cidade, Cassio M’Boy (pintor) e Sakai de Embu (ceramista). Segundo relatos de expositores da época, Mestre Gama já expunha suas esculturas no chão em frente ao Museu de Arte Sacra. 

A feira ficou tão famosa que recebeu diversas celebridades como: Mick Jagger, The Mamas & The Papas, Living Theatre, grupo de performance californiano com Julian Beck e Judith Malina, Rita Lee, Jorge Ben, Moacir Franco e muitos outros.  

Como forma de comemoração, a prefeitura lança a hashtag feiradeembudasartes47anos. Fotografe a feira, marque as suas fotos e poste. As melhores e mais criativas serão divulgadas no aqui neste Portal e na página da Prefeitura no Facebook. Mostre o seu amor à Feira de Embu das Artes. Participe!

Uma gostosa viagem ao passado 

O filme Embu, de 1968, curta-metragem de Roberto Santos, com direção e produção de Rudá Andrade e roteiro, argumento e fotografia de Jorge Bodansky, criado durante o período do Cinema Novo, é uma gostosa viagem ao passado. Ele traz imagens da cidade de Embu das Artes nos anos 60 e mostra artistas como Solano Trindade, Sakai de Embu, Assis do Embu, mestre Gama, Vicente de Paula, Joel Câmara, José Sabóia, Miguel Potiguá e Raquel Trindade. Tem ainda a Banda Municipal de Embu das Artes, a dança folclórica Mineiro-Pau, encenada pelas ruas do centro, o maracatu do Teatro Popular Solano Trindade e cenas da antiga Feira de Embu das Artes. Confira!

Comentários