Governador suspende reorganização mas escolas continuam ocupadas na região
Após protestos, o governador Geraldo Alckmin anunciou na última sexta-feira, dia 04, a suspensão da proposta da reorganização nas escolas estaduais, no entanto, mesmo com o pronunciamento oficial, os alunos permanecem nas ocupações, uma vez que acreditam ser uma "jogada" a determinação de suspender e ampliar o dialogo com os pais e alunos.
De acordo com o pronunciamento do governador, nenhuma escola será fechada e os alunos continuam em suas respectivas escolas, e o ano de 2016 será ampliada as conversas com relação a implantação da reorganização escolar, que prevê separar os estudantes por ciclos, ou seja, a unidade escolar receberá alunos da mesma faixa etária.
A região conta com cinco escolas ocupadas sendo duas em Taboão da Serra, duas em Embu das Artes e uma em Itapecerica da Serra. De acordo com informações, os alunos permanecem nas escolas mesmo com o posicionamento do governador e reconhecem que é uma vitória dos alunos que lutaram para atingir o objetivo de atrair atenção do governador para o diálogo.
Na página do facebook, os alunos da Escola Domingos Mignoni, em Taboão da Serra se posicionaram contrários ao posicionamento de adiamento e não cancelamento da proposta. "Em relação a dúvida de muitos, vou dizer Quando vão voltar as aulas!! Simples! Só voltam quando o governo der o que nós queremos, não só em palavras como o Governador enfatizou em sua última aparição em rede nacional, mas sim em papel que é o importante! E não tem negociação para 2016! Simplesmente não vai acontecer a Reorganização desta maneira radical e ponto", escreveram na tarde deste domingo.