Embu das Artes fecha Outubro Rosa com caminhada no centro do município

Por Direto da Redação do Jornal na Net | 30/10/2015

Fechando o mês de outubro, as mulheres de Embu das Artes e região realizam a primeira caminhada contra o câncer de mama neste sábado, dia 31. A caminhada terá inicio às 9h da manhã na rua Dona Bernadina, 49, de frente com a OAB do município e o término será no Parque Francisco Rizzo, local no qual acontecerá a grande concentração de mulheres e também apoiadores da causa. A organização do evento pede que todos compareçam com a camiseta do evento ou uma camiseta na cor rosa.  

O Outubro Rosa é celebrado deste 1990, diante da necessidade de promover e oferecer orientações para saúde das mulheres. O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é celebrado em todo o planeta. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Após aprovação do congresso americano, outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. 

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.   

Mulheres com mais de 40 anos devem procurar o posto de saúde para fazer o exame das mamas anualmente e as de 50 a 69 anos devem fazê-lo pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O auto-exame das mamas é o exame que a própria mulher realiza apalpando as mamas uma vez ao mês, uma semana após a menstruação; quando for observada alguma alteração, deve-se procurar o serviço de saúde mais próximo de sua residência. Quando descoberto no início, o câncer de mama tem cura. É a doença que mais acomete as brasileiras e mulheres de todos os países. Cerca de 1,67 milhões de casos novos dessa neoplasia foram diagnosticados nos últimos anos  em diversas regiões do mundo, o que representa 25% de todos os tipos de câncer diagnosticados nas mulheres. 

Em 2013, foram 23 casos de câncer de mama em Embu das Artes, já em 2014, 16, uma redução de 30% de um ano para outro. A queda nesse percentual se deve ao fato das mulheres procurarem mais os serviços de saúde. Nesse mesmo período, houve um aumento de 5% no número de mamografias. A grande maioria das mamografias são realizadas no Pronto-Socorro central (cerca de 80%), mas também há esse exame na Ame Taboão e no Hospital Geral do Pirajuçara. Em 2014, 4.128 mulheres o realizaram. A incidência de óbitos pelo câncer de mama na cidade é de aproximadamente 20 por ano. 

Com informações da Prefeitura de Embu das Artes 

Comentários