Itapecerica sedia 12ª Reunião do Conselho Consultivo da Sub-Região Sudoeste

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 30/09/2015

 A 12ª reunião do Conselho Consultivo da Sub-Região Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo aconteceu no auditório do Complexo Administrativo Norberto José da Costa, em Itapecerica da Serra, no dia 24 setembro, tendo como anfitrião o prefeito Chuvisco. Além da aprovação da ata da sessão anterior, foram apresentados os informes sobre o Estatuto da Metrópole, e Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado PDUI. 

O prefeito Chuvisco deu as boas vindas a todos os presentes e enfatizou a sua alegria em participar de mais uma ação sobre o Plano de Desenvolvimento da Região Metropolitana. “É muito importante que todos participem ao máximo da elaboração deste plano, pois as futuras gerações dependerão da nossa atuação hoje. Só colhe quem planta. Hoje nós estamos plantando”, discursou. 

O Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado é um instrumento legal de planejamento, que estabelece as diretrizes para orientar o desenvolvimento urbano e regional, bem como as bases de atuação conjunta entre estados e municípios. Cada região metropolitana e cada aglomeração urbana terão que fazer os seus. Aprovado o PDUI, num prazo de três anos, os Planos Diretores Municipais deverão adequar às novas diretrizes. Uma vez aprovado, será a principal referência para a alocação dos recursos orçamentários do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano.    

No decorrer da reunião houve um Seminário sobre o Estatuto da Metrópole, indicação dos representantes da Sub-Região ao Comitê Executivo do PDUI, apresentação do Ordenamento Territorial Geomineiro, e instalação das Câmaras Temáticas de Mineração. 

Também estiveram presentes: Roberto Rocha, prefeito de Vargem Grande Paulista; Edmur Mesquita, Subsecretário de Assuntos Metropolitano; Luis Pedretti, Vice-Presidente da Emplasa; Secretários Municipais e vereadores da região do Conisud; Brígida Sacramento, Subsecretaria de Assuntos Metropolitano; representantes da Sociedade Civil e membros do Conselho.

Comentários