Eventos e atrações marcam os 138 anos de Itapecerica da Serra

A cidade-mãe, Itapecerica da Serra completa no próximo dia 08 de maio, 138 anos de emancipação politico-administrativa. O mês está repleto de atrações, inaugurações e demais eventos que marcam a comemoração do aniversário. Nesta quarta-feira, dia 06, acontece a readequação da UBS Jardim Horizonte Azul às 14h. Já no dia 07 será antecipada a Festa das Mães, que acontecerá no Casarão da Melhor Idade das 14h às 17h. E na sexta-feira, 8, feriado municipal acontece o tradicional Desfile Cívico às 8h da manhã e às 20h, o Encontro de Carros celebra a data. 

A Missa Solene no Santuário Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia será no dia 10 de maio às 10h da manhã e a Sessão Solene na Câmara Municipal, no dia 14 às 20h. 

Confira a programação da primeira semana: 
06/05 - Readequação da UBS Jardim Horizonte Azul às 14h. Local: Rua Joaquim Verissimo da Silva, 111. 
07/05 - Festa do Dia das Mães das 14h às 17h. Local Casarão da Melhor Idade - Av. Eduardo Roberto Daher, 1135. 
08/05 - Desfile Cívico às 8h. Local: Av. XV de Novembro e Ladeira Capitão Moraes. 
             Encontro de Carros. Local: Em frente a prefeitura - Av. Maximino Augusto de Carvalho, Parque Paraíso 
09/05 - Projeto Criança Feliz das 8h às 12h. Local: Campo de Futebol Imperial, Jd. Júlia.  
            Feira Gastronômica (Food Truck). Local: Largo da Matriz das 10h às 20h. 
10/05 - Missa Solene. Local: Santuário Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericordia às 10h. 
               Feira Gastronômica (Food Truck). Local: Largo da Matriz das 10h às 20h
                 Show Sesc. Local: Em frente a prefeitura - Av. Maximino Augusto de Carvalho, Parque Paraíso das 16h às 21h.  
12/05 - Inauguração do Acessa SP. Local: R. Iguarapé, 100. Jd. Santa Júlia ás 10h. 
Confira a programação completa aqui

História 
Itapecerica da Serra tem sua origem no século XVI, em um aldeamento fundado por padres jesuítas, sob a invocação de Nossa Senhora dos Prazeres. A origem do nome “Itapecerica” provém do tupi-guarani, cujo significado é “pedra lisa”, ou “pedra escorregadia” (ita = pedra; pecerica = lisa, ou escorregadia). A tal enorme pedra lisa ainda pode ser parcialmente vista na Rua Henrique Soter Fernandes, próxima ao Largo da Matriz, sendo que sobre ela estão construídas várias edificações.

Inicialmente, o território de Itapecerica englobava as áreas onde hoje se encontram os Municípios de Taboão da Serra, Embu, Embu-Guaçu, Juquitiba e São Lourenço da Serra. Com passar dos tempos, estes distritos foram se emancipando, sendo que São Lourenço da Serra foi o mais recente a obter a emancipação político-administrativa, para se tornar Município.

O primeiro “Grupo Escolar” de Itapecerica foi criado em 22 de outubro de 1935 e recebeu o nome do Padre Belchior de Pontes. Itapecerica, de acordo com o Decreto-Lei Estadual nº 14.335, de 30 de novembro de 1944, passou a denominar-se Itapecerica da Serra, para diferenciar-se do Município homônimo situado no Estado de Minas Gerais. 


Comentários