Biblioteca e quadra do Casa Branca em Embu das Artes ganham vida com grafite

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 5/05/2015

Com cerca de 50 grafiteiros envolvidos, os muros da quadra poliesportiva do Jardim Casa Branca, além da Biblioteca Comunitária, ganharam vida em uma ação realizada no último final de semana (dias 2 e 3 de maio), com parceria da Secretaria de Cultura. Responsáveis por reunir artistas de Embu das Artes, Taboão, Itapecerica e da zona sul de São Paulo, “Image”, como é conhecido Ronaldo Souza e “Mirage” (Aguinaldo), deram o tom das intervenções que cobriram os muros da quadra e da biblioteca.

A ação que foi incentivada pela prefeitura e uniu a cultura urbana, o grafite, com o espaço educacional proporcionou que muitos grafiteiros demonstrassem sua arte em uma ação coletiva. De acordo com Ronaldo (Image), o evento foi projetado durante o início do ano até que o local fosse definido pela quadra poliesportiva do Jd. Casa Branca e os muros da Biblioteca Comunitária. “O lugar inicial não ia ser aqui, iria ser no Rodoanel, mas não deu para acontecer devido alguns problemas técnicos. Não deu para acontecer lá e para não adiar o evento nós mudamos ele de local”, disse o grafiteiro Image.

Segundo Image, reunir os artistas não foi tarefa simples, uma vez que muitos já possuem agenda cheia devido à qualidade de sua arte e os vários convites para eventos pelo país. “Foi difícil reunir esse pessoal porque quase todos tem agenda cheia, não podiam vir, têm alguns do Embu principalmente, como o Bob, que é um cara que tem uma agenda cheia e é difícil achar ele. Mas graças a Deus está dando tudo certo”, disse.

As intervenções foram em tema livre e a galera do grafite pôde soltar a imaginação em técnicas conhecidas como: abstrato, letra, realismo e personagem. Além de ceder o espaço, a prefeitura contribuiu com a compra dos spray (tinta) e o fornecimento de uma refeição aos artistas. “O evento surpreendeu mais do que imaginávamos. A ideia inicial que iria ser no Rodoanel seria com tema, mas como não aconteceu lá, a gente trouxe os artistas pra cá e deixou eles fazerem o tema livre. E eles surpreenderam a cada trabalho”, disse Ronaldo Souza, que começou a se aventurar pelo grafite em 2001 ao se inspirar no agora seu amigo de spray, Aguinaldo, o Mirage.

Dos 45 artistas que puderam contribuir com o evento, apenas duas mulheres, as grafiteiras Crica e Thais participaram da ação, que fizeram bonito na arte de transformar superfícies.

Apesar de a cultura do grafite não distinguir gênero, mulheres ainda sofrem pelo preconceito cultural que ainda está longe de um final feliz. Segundo Crica, a mulher ainda precisa se impor, além de conviver com situações peculiares como relacionamentos afetivos e família. “O grafite nunca foi muito fácil para a mulher. O preconceito é do machismo e muitas vezes a própria mulher reproduz esse estigma”, disse a grafiteira Crica à nossa reportagem.

A cada novo traço desenhado nos muros da quadra poliesportiva do Jd. Casa Branca os populares se admiravam com a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.

A parceria entre a prefeitura de Embu das Artes e os grafiteiros da região é reflexo das políticas públicas de cultura urbana que começaram a ser estruturas a partir de 2014, com o 1º Encontrão de Rua, primeiro festival de Cultura Urbana, realizado na cidade.

Agenda cultural

No dia 9 de maio, das 17h às 22h, a cidade receberá o Circuito Sesc de Arte,  no estacionamento do Parque Francisco Rizzo (rua Alberto Giosa, 320). Além das oficinas de literatura, artemídia, teatro e circo, o evento contará com a presença do rapper Rael, ex-integrante do grupo de rap Pentágono.

Dia 16/5, será a vez do núcleo de Hip-Hop Zumaluma prestar seu tributo à cultura de rua. A associação realizará a abertura do 2º Encontrão de Rua de Embu das Artes. Das 13 às 22h, quem passar pelo núcleo poderá prestigiar shows do grupo Fato Consumado e do MC Gaspar Z'África Brasil – Rapiscodélico, além de apresentações de break, bate-papo sobre cultura de rua nas comunidades e grafite ao vivo.

Em 17 de maio, das 10 às 16h, na rua Copenhagem, no Jardim Santa Tereza, ocorrerá o 1º Campeonato de Skate da cidade. O campeonato “Skate Racional – Diga Não às Drogas”, premiará os melhores colocados com skates, jaquetas da marca New Era, bonés e camisetas. Haverá ainda apresentação do músico Fernandinho Beat Box, grafite ao vivo e manobras de bicicleta.

Com a colaboração de Alexandre Oliveira

Comentários