TRT determina reajuste salarial e greve termina em Taboão da Serra

Após 25 dias de greve, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região julgou a questão nesta quinta-feira, dia 16, e determinou reajuste salarial de 9,5% além de estabilidade de 90 dias para os coletores de lixo e varredores de ruas. Também não serão descontados os dias parados. Os próximos dias serão de trabalho intenso para remover todo o lixo acumulado em Taboão da Serra, a previsão é que em uma semana tudo volte ao normal.  

Em Taboão da Serra, a coleta é feita pela empresa terceirizada, CAVO. Os desembargadores julgaram também a legalidade da greve, e apontaram que não foi abusiva, sendo que todas as determinações do TRT foram cumpridas, como a decisão judicial de 70% do funcionamento durante o período de paralisação. 

A greve que teve inicio no dia 23 de março, os trabalhadores por intermédio do sindicato da categoria pediam reajuste de 11,75%, porém o Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana (Selur) em última proposta ofereceu apenas 8,5%, que foi recusado. Mais duas outras audiências foram marcadas e terminaram sem acordo. Diante da situação, foi acordado entre as partes, a suspensão da greve na terça-feira, dia 14,  até nesta quinta-feira, dia 16, data esta escolhida para o julgamento, que colocaria fim na greve.

Durante mais de 20 dias muita coisa aconteceu em Taboão da Serra. Os trabalhadores foram duas vezes para as ruas e fecharam parcialmente a Rodovia Régis Bittencourt, também indignados os moradores fecharam ruas com lixos e em alguns bairros chegaram a colocar fogo no lixão. A prefeitura do município também atuou na greve com o plano emergencial, no sentido de minimizar os efeitos causados pela greve. 

"Os servidores da Secretaria de Manutenção de Taboão da Serra, que também estão realizando o trabalho de limpeza e manutenção das praças, já recolheram cerca de três mil toneladas de lixo nas vias do município", disse o prefeito Fernando Fernandes, pela rede social facebook. 

A operação emergencial contou com o apoio de 70 funcionários da Defesa Civil e das Secretarias de Manutenção e de Obras, Infraestrutura e Serviços Urbano, que recolhem o lixo durante o dia. Nas ações, foram utilizados 10 caminhões traçados, cinco caminhões tocos, três retroescavadeiras, três pás carregadeiras, além de quatro caminhões compactadores. 


Comentários