Troca de experiência entre Uberaba e Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 23/03/2015

A secretária de Desenvolvimento Social de Uberaba, MG, Ângela Martins Dib Rezende, visitou Embu das Artes nessa quinta-feira, 19/3, para conhecer programas de assistência social desenvolvidos na cidade. No encontro com a secretária interina de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, Roberta Santos, Ângela Dib apresentou o livro Memória: Colcha de Retalhos – Projeto Conviver “Canto e Prosa”- da Terceira Idade. O livro registra histórias e causos contatos por homens e mulheres da terceira idade que participam do Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, na cidade do Triângulo Mineiro, a 500 quilômetros de São Paulo.

“O livro é uma experiência exitosa que podemos pensar em realizar aqui em nossa cidade, pois nossa melhor idade tem uma vida cheia de experiências que, se contadas, podem transformar vidas”, declarou Roberta Santos, que recebeu o Prêmio Responsabilidade Social, oferecido aos 50 melhores gestores municipais de Assistência Social do Brasil, em 2014. Aliás, a escolha de Ângela Dib para vir à cidade trocar experiência, observar e se informar mais especificamente da instalação e funcionamento do Restaurante Popular Josué de Castro, foi motivada pela premiação feita pela empresa Premium Brasil. Ao tomar conhecimento dela, a secretária de Uberaba quis saber mais sobre Embu das Artes.

“Foi muito produtiva a minha vinda à cidade, porque, como vamos inaugurar nosso restaurante popular no segundo semestre, nada melhor que conhecer gestões que já são um sucesso. Nesse caso de Embu das Artes, a implantação do restaurante popular. Ele funciona muito bem, pelo que vi”, declarou Ângela Dib. “A gente tem, sim, que conhecer esses espaços, para levar informações para a nossa cidade. Aqui eu consegui ver a contratação de uma cooperativa para trabalhar no setor de produção. Isso é muito positivo e eu vou levar essa ideia para Uberaba”, acrescentou.

As duas secretárias afirmaram a importância do intercâmbio entre as cidades, considerando que o trabalho conjunto é produtivo e garante boa gestão. Uberaba se prepara para abrir o seu restaurante em setembro, junto com o Ministério de Desenvolvimento Social, do governo federal, assim como ocorreu em solo embuense. O Josué de Castro, em quase três anos de funcionamento, já serviu refeições. Desde janeiro, implantou o café da manhã, servido até agora a 2.509 pessoas, e tem buscado renovar sempre, com sucesso. O projeto faz parte do programa de governo do prefeito Chico Brito.

A secretária de Uberaba visitou o Restaurante Popular acompanhada de equipe formada por servidores da secretaria e restaurante: Alice Aparecida Soares Lima, diretora de Proteção Social Básica; Paulo Martins Jr., diretor de Segurança Alimentar do Restaurante e Banco de Alimentos; Cisnai Camargo de Toledo, nutricionista, e Roseane Silva dos Santos, diretora administrativa do Restaurante Popular. Na secretaria, Gerusa Alves, diretora de trabalho e Qualificação Profissional, auxiliou na recepção.






Comentários