Arteris e ANTT desmentem shopping Taboão sobre a alça de saída para Embu das Artes

Por Sandra Pereira | 6/03/2015

A novela que se transformou a construção da alça de saída do shopping Taboão sentido Embu das Artes parece que não tem data para acabar. Questionada pelo Jornal na Net, a assessoria de imprensa do Shopping Taboão informou que os projetos foram protocolados nos prazos estabelecidos pelo TAC e aguardam a aprovação formal da Arteris, entretanto, a declaração é negada pela Arteris e também pela ANTT, que dizem que o projeto não foi enviado e que segundo o shopping será encaminhado até o final de março. 

A alça de saída é uma reclamação antiga dos munícipes que sofrem com o transito caótico em Taboão da Serra. O shopping deveria ter feito a construção antes mesmo da inauguração e das adequações de espaço que são feitas há anos, a alça deveria constar no projeto inicial mas o que se sabe é que não aconteceu nada do que deveria ser. Desde a abertura  muitas ampliações são feitas e a população cobra uma posição dos vereadores. 

Vale ressaltar que o vereador Marcos Paulo presidiu uma Comissão Especial de Acompanhamento, que foi criada para cobrar explicações da alça, e durante os trabalhos da comissão, representantes do shopping foram até a Câmara Municipal e se comprometeram a construir a alça até setembro deste ano. Porém poucas pessoas tem acesso ao projeto, que é tratado em silêncio, os vereadores não tem informações de custo da obra e outros detalhes do projeto. O assunto chega a ser sigiloso até mesmo quando questionados por intermédio da assessoria de imprensa, que sempre repassa respostas evasivas e sem detalhes precisos. 

Nas ruas boa parte da população taboanense e região desacreditam que o shopping vai cumprir os prazos e que a alça de saída será construída. Os vereadores de Taboão já são cobrados pelas promessas feitas por parte do estabelecimento. Nesta semana novamente o assunto pautou a sessão ordinária do legislativo, os vereadores ameaçaram abrir uma CPI contra o empreendimento, o vereador Marcos Paulo afirmou que a Câmara "não tem menino" e que não vão esquecer das promessas, a discussão foi endossada pelo presidente da casa, Cido da Yafarma, que apoiou a abertura da CPI.  

Em nota ao Jornal na Net, o shopping garante que os prazos serão cumpridos. "Protocolamos os projetos nos prazos estabelecidos pelo TAC firmado junto a PMTS e estamos aguardando a aprovação formal da concessionária da Rodovia para iniciarmos a obra. Os projetos funcionais já foram liberados e já estamos finalizando os projetos executivos."

Procurados pela reportagem do Jornal na Net, a Autopista Régis Bittencourt nega que tenha recebido o projeto para aprovação e que teria sido informada que até o final de março vão receber o projeto por parte do shopping.  “A Autopista Régis Bittencourt informa que o Shopping Taboão se comprometeu a entregar os projetos para análise e manifestação da Concessionária até o final de março”, disse em nota. A ANTT também negou ter recebido o projeto. "Informamos que a Autopista Régis Bittencourt ainda não recebeu projeto referente à alça de acesso do Shopping Taboão para analisar e encaminhar à ANTT."

Segundo o Ministério Público, o Shopping Taboão teria até 16 de setembro de 2014 para entrega do projeto com detalhes com relação ao cronograma das obras e até setembro de 2015 a alça de saída deverá ser entregue, conforme compromisso firmado entre o Shopping Taboão e a Prefeitura Municipal, no entanto, o primeiro prazo foi descumprido em 2015 e há fortes chances do segundo prazo sofrer atrasos. 

A questão da alça de acesso foi esquecida por mais de uma década até que um munícipe, o Nilton Esteves, sindico do Condomínio Rural Jardim Iolanda fez uma cobrança ao Ministério Público, e por intermédio dessa cobrança foi celebrado um Termo de Ajuste e Conduta (TAC) entre a Prefeitura de Taboão e o shopping, que firmou o acordo da construção da alça antes mesmo da ampliação do espaço. Esse acordo foi firmado na gestão passada, com o então prefeito Evilásio Farias, mas até o momento o TAC não foi cumprido.    


Comentários