Ranking do Programa Município VerdeAzul aponta melhora no desempenho ambiental de Taboão

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 22/12/2014

O Secretário do Meio Ambiente de São Paulo Rubens Rizek divulgou, no dia 11 de dezembro, um ranking através do programa Município VerdeAzul.  A classificação mostrou, mais uma vez, evolução nos aspectos ambientais em Taboão da Serra. O município, que recebeu nota 54,08 em 2012 e 60 em 2013, agora está avaliado em 62,35. 

O programa foi lançado em 2007 e, anualmente, avalia os municípios paulistas nas áreas de esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura e conselho ambiental. A Secretaria do Meio Ambiente, então, oferece capacitação técnica às equipes locais e, através dos dados recolhidos, classifica as cidades e atribui notas de 0 a 100. 

Para o diretor do Departamento de Meio Ambiente Arilson Aparecido Romão, a classificação conquistada por Taboão é resultado de um trabalho eficiente, novas propostas e muito planejamento. “Alguns aspectos ainda podem ser melhorados. Ao compararmos cidades predominantemente ou totalmente urbanas com as rurais, por exemplo, nos damos conta disso. No entanto, estamos em constante contato com a Secretaria de Meio Ambiente estadual e, graças a essa dedicação, mais uma vez alcançamos um resultado melhor”, acrescenta.

O Município VerdeAzul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade. 


Comentários