Embu assina convênio e inaugura galpão de reciclagem de produtos eletroeletrônicos
Dando continuidade as inaugurações marcadas para o último sábado, dia 29, a Prefeitura de Embu das Artes assinou parceria com a Cooperativa de Reciclagem de matéria prima de Embu das Artes - Coopermap, e dessa forma foi inaugurado o Galpão de Reciclagem de Produtos Eletroeletrônicos, na rua Oliveira no Jardim Santo Eduardo. O prefeito Chico Brito destacou que Embu das Artes é a primeira cidade da Grande São Paulo na implantação de um galpão com essa finalidade.
Com o avanço da tecnologia, em pouco tempo um aparelho novo fica defasado e cada vez mais aumenta a necessidade da troca de aparelhos eletrônicos com frequência, no entanto, para o meio ambiente, essa simples troca agride a natureza, uma vez que o descarte desse material é feito de forma errada, muitas vezes em lixo comum. Segundo dados da ONU, o Brasil é o maior produtor per capita de resíduos eletrônicos entre as nações emergentes.
Dessa forma, a cidade de Embu das Artes implantou o galpão de reciclagem, que vai fazer o recebimento e triagem desse material, que após cuidadosa seleção será enviado para empresas diferentes. A empresa no Brasil recolhe o material e na Bélgica é feito o processamento. A presidente da Coopermap, Alessandra Ifran Soares Lima, falou ao Jornal na Net, que os moradores irão colaborar com o meio ambiente descartando os aparelhos no galpão. Hoje o Galpão de Reciclagem, está em funcionamento desde agosto deste ano, conta com sete cooperados e o objetivo é alcançar 35 cooperados, e dessa forma ajudar para geração de trabalho e renda na cidade.
"A importância da cooperativa hoje para o Santo Eduardo é que o município esta crescendo. Aqui é a primeira cooperativa de eletroeletrônico da cidade de São Paulo. E além de gerar renda também é importante o cuidado com o meio ambiente", disse Alessandra Ifran Soares Lima, presidente da cooperativa.
Para o prefeito Chico Brito, o espaço será utilizado para recebimento de aparelhos eletroeletrônicos de Embu das Artes e também das demais cidades do Conisud. A Prefeitura também pretende implantar em 2015, a Usina de tratamento de resíduos sólidos, e também implantação de outro galpão, no Centro Expandido. Segundo informações do prefeito, o projeto já foi aprovado e esta apenas aguardando um terreno para implantação, essa questão passa por estudos, uma vez que não pode ser colocado em área de manancial.
Visando também diminuir o descarte indevido do lixo, o prefeito pretende instalar a coleta seletiva, que já passa por projeto piloto nos bairros Jardim Tomé, Embuarama, Santa Luzia e Silvia e até 2016 a meta é atingir 70% dos bairros da cidade. "A importância do galpão de reciclagem é a implementação da politica nacional de resíduos sólidos. Já estamos em negociação para implantarmos de mais um galpão no Centro Expandido. A ideia é implantarmos a coleta seletiva em 70% dos bairros da cidade até 2016", disse Chico Brito.
O valor do investimento foi de 360 mil do Governo Federal, por intermédio do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) e 40 mil reais mais o terreno da Prefeitura de Embu das Artes.
Nas proximidades do local, também foi feita pela prefeitura a iluminação da Praça Alexandre Baptista de Oliveira, na rua Maringá, no Jardim Santo Eduardo.