Dia da Consciência Negra é celebrado com programação especial em Taboão

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 17/11/2014

A Coordenadoria de Igualdade Racial de Taboão da Serra preparou uma programação especial para o Dia da Consciência Negra, comemorado nacionalmente no dia 20 de novembro. 

A data que homenageia Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares, será lembrada em Taboão com exposições, desfiles de trajes típicos, apresentação do Grupo Além do Som, teatro de dança, show de samba e mulatas, missa afro no Santuário Santa Terezinha, entrega da medalha Zumbi dos Palmares e palestras nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“Para 2014 conseguimos pensar em uma programação mais extensa onde vamos mostrar um pouco mais dessa cultura do Zumbi dos Palmares”, disse o coordenador da Igualdade Racial, Sousa Santos. 

O dia da Consciência Negra tem como objetivo fazer uma reflexão sobre o relevo da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira. Sociologia, política, religião e gastronomia entre várias outras áreas, foram profundamente influenciadas pelas culturas negras e africanas. É dia de comemorar e mostrar profundo apreço pela cultura afro-brasileira. 

Programação:  

20 de Novembro- Dia Nacional da Consciência Negra

Local: CEMUR 
Endereço: Praça Nicola Vivilechio, s/n, Centro de Taboão da Serra
Horário: 9h30 (Abertura com exposição de quadros realistas); 16h (Desfile de Trajes Típicos); 17h (Apresentação do Grupo Além do Som); 18h30 (Teatro de Dança Coreografia afro da Professora Luciana Uyeda com poesia da Professora Joveci Fernandez); 19h (Show de Samba com Batucada Mil Grau e suas belas Mulatas); 20h (Missa Afro no Santuário Diocesano Santa Terezinha Celebrada pelo Monsenhor Aguinaldo).

28 de Novembro

Entrega da Medalha Zumbi dos Palmares - Honraria as pessoas que se destacaram pela Igualdade Racial Consciência Negra
Local: Câmara Municipal de Taboão da Serra
Endereço: Avenida Dr. José Maciel, nº 517, Jardim Maria Rosa
Horário:18h30 Sessão Solene para entrega das medalhas aos cidadãos que se destacaram em favor das Políticas Públicas de Igualdade Racial e apresentação do Coral da Melhor Idade 
Palestras - ''Consciência Negra'' nas Unidades Básicas de Saúde

10 de Novembro – 9h (UBS AKIRA TADA)
14 de Novembro – 9h (UBS Parque Pinheiros)
17 de Novembro – 9h (UBS Suiná)
19 de Novembro – 9h (UBS Santo Onofre)
21 de Novembro – 9h (UBSRecord)
22 de Novembro – 9h (Igreja Santa Terezinha)
24 de Novembro – 9h (UBS Silvio Sampaio)
25 de Novembro – 9h (UBS Helena)
26 de Novembro – 9h (UBS Salete)
27 de Novembro - 9h (UBS Margaridas)
28 de Novembro – 9h (UBS Santa Cecília)

Comentários