Sábado, 08, acontecem ás campanhas de vacinação contra a poliomielite e sarampo

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 5/11/2014

As doses das vacinas contra a poliomielite e o sarampo serão aplicadas nesse sábado, 08, nas doze UBS - Unidades Básicas de Saúde de Taboão da Serra e no Shopping Taboão, das 8h às 17h.  

Em 2013 receberam a gotinha contra a paralisia infantil 17100 crianças de seis meses a quatro anos e onze meses e 29 dias, e, para 2014 a meta é manter a imunização em todas as crianças nessa faixa etária. “Vamos usar essa campanha para aplicar junto á gotinha da poliomielite a vacina contra o sarampo, caxumba e rubéola, essas em crianças de 1 a 5 anos incompletos”, explicou a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner.

A campanha é organizada pelo Ministério da Saúde e a Vigilância Epidemiológica de Taboão da Serra pretende bater a meta estipulada que é 95%.  “Em 2013 conseguimos passar essa meta e imunizamos 95,76% ficando a frente de muitos municípios inclusive São Paulo”, lembrou Dra. Raquel.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica Taboão tem 20 mil crianças dentro da faixa etária exigida para receber as vacinas. “Os pais não podem deixar de levar seus filhos para tomar essa gotinha contra a paralisia infantil e a vacina do sarampo assegurando assim uma vida saudável se sem complicações futuras”, comentou o prefeito Fernando Fernandes. 

As doenças

A poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. É causada pela infecção pelo poliovírus. O vírus se espalha por contato direto pessoa a pessoa, por contato com muco, catarro ou fezes infectadas. O vírus entra através da boca e do nariz e se multiplica na garganta e no trato intestinal, sendo absorvido e espalhado pelo sangue e pelo sistema linfático. O período da infecção pelo vírus, até que surjam os sintomas da doença (incubação), varia de 5 a 35 dias (em média de 7 a 14 dias). 

O sarampo é uma doença infecto-contagiosa provocada pelo Morbili vírus e transmitida por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. O período de incubação, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é de cerca de 12 dias e a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e estender-se até o quarto dia depois que surgiram placas avermelhadas na pele. O sarampo é uma doença potencialmente grave. Em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro. 

Serviço 

Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo
Local: Unidades Básicas de Saúde dos Jardins América, Helena, Margaridas, Santo Onofre, Silvio Sampaio, Santa Cecilia, Suína, Akira Tada, Parque Pinheiros, Salete, Record e Panorama e Shopping Taboão.
Data: 08 de novembro
Horário: das 8h às 17h

Comentários