Outubro Rosa encerra com palestra sobre prevenção do câncer de mama em Taboão

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 30/10/2014

Durante todo o mês de outubro, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Centro de Referência da Mulher e o Shopping Taboão, realizaram diversas atividades como rodas de conversas sobre a prevenção do câncer de mama, autoexame, artesanatos, danças e atividades culturais. “Com a campanha conseguimos alertar que o autoexame pode evitar um câncer que em muitos casos são diagnosticados no início da doença levando ao tratamento adequado”, comentou a secretária de Saúde Dra. Raquel Zaicaner. 

Dra. Raquel lembrou ainda que, a mamografia pode ser feita em qualquer dia do ano, gratuitamente pelo SUS, que também garante o tratamento e a cirurgia de reparação quando necessária. “Como esse foi mês de comemoração ao Outubro Rosa intensificamos as ações para atender o maior número de pessoas, porque acreditamos que dessa forma tenhamos uma maior conscientização da importância do exame”, enfatizou Dra. Raquel.   

As palestras de encerramento foram realizadas pela Dra. Stana, do Centro de Referência e Saúde da Mulher, e a Dra. Iris, da Clinica de DST/AIDS.

Outubro Rosa 

Outubro Rosa foi assim batizado devido à cor do laço que simboliza em todo o mundo a luta contra essa doença. O mês inteiro é dedicado à conscientização e engajamento da população, de empresas e de entidades. No Brasil o primeiro monumento com iluminação rosa foi o Mausoléu do Soldado Constitucionalista (Obelisco do Ibirapuera), na cidade de São Paulo, em 2002. A iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa, com apoio de patrocinador. Já em outubro de 2008, diversas entidades relacionadas ao câncer de mama iluminaram de rosa monumentos e prédios em suas cidades. São Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília, Salvador, Teresina, Poços de Caldas e outras cidades por todo o país participaram. Pela primeira vez o Cristo Redentor foi iluminado de rosa. Nos anos seguintes multiplicaram-se as ações relativas ao projeto.  

Comentários