Toma posse o novo secretário de Turismo de Embu

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 7/07/2010

O novo secretário de Turismo de Embu, Valdir Luis Barbosa, tomou posse, na segunda-feira, 5/7, em cerimônia realizada na sala de reuniões do gabinete do prefeito.

Ele terá como desafio expandir o turismo na cidade promovendo outras práticas, paralelamente à artística. “Temos que aproveitar toda a estrutura que está sendo construída e nos preparar também para os grandes eventos que virão, como a Copa de 2014 e as Olimpíada de 2016”, apontou o secretário. Para isso, será necessário primeiramente construir uma base econômica sólida pautada, também, nas diversas atividades ligadas ao turismo.

O prefeito Chico Brito, durante a posse, apresentou a previsão de investimentos em obras, para 2010, que trarão benefícios a diversos setores no município, inclusive, o turístico. Ao todo serão mais de R$ 88 milhões, grande parte desse recurso proveniente de convênios e a outra parte da arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Esses investimentos têm promovido avanços significativos na cidade que se refletem nos indicadores de crescimento econômico, como o de Produto Interno Bruto (PIB) – que é a soma de todos os produtos e serviços produzidos pelo município. Segundo dados do Seade, em 2007, a variação foi de mais de 30%, enquanto a média do estado de São Paulo foi de 12,47%.

O cenário econômico e os avanços em infraestrutura urbana, aliado à facilidade de acesso pelas rodovias, favorecem a vinda de empresas e indústrias para a cidade. Contudo, o novo secretário de Turismo analisa que: “se nós não investirmos e planejarmos o turismo na cidade, por conta do avanço viário e o progresso das indústrias, em médio e longo prazo o perfil da cidade mudará de artística para industrial”. Ele ressalta ainda que o ideal é que os avanços industriais e turísticos caminhem juntos. 

Nas próximas semanas, o secretário irá se reunir com todos os setores ligados ao turismo para iniciar as discussões e articular políticas públicas para alavancar os negócios desses setores na cidade. 

O ex-secretário, José  Aparecido da Silva (Ronaldo), assume, a pedido do prefeito Chico Brito, a presidência da Agência Municipal Reguladora e Fiscalizadora de Limpeza Urbana e Resíduos Sólidos (Amlurb). Esta será uma Parceria Público-Privada (PPP) para prestação de serviços de limpeza urbana e resíduos sólidos. A Agência já está em fase de implantação.

Durante um ano e meio que Ronaldo ficou à frente da Secretaria de Turismo, deu continuidade às atividades turísticas na cidade como a realização do Festival de Flores, Feira de Móveis, dentre outras. Também levou Embu das Artes ao Salão Nacional de Turismo

O evento contou com a participação do vice-prefeito, Nataniel Carvalho, secretários municipais; presidente da Câmara Municipal, Silvino Bonfim; vereadores: João Leite, Julio Campanha, Maria Cleuza Gomes, Edgardo José Cabral; representantes: do Conselho Gestor da Feira; Conselho Municipal de Turismo; Paulo Aires, da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Embu das Artes (Acise); presidente do PDT de Embu, Juarez Martelozzo; Sadao Nagata, presidente da Associação Embu-Hino; Anis Bassith, primeiro prefeito de Embu das Artes além de artistas da cidade.

Perfil
Valdir Luis Barbosa, 45 anos, é formado em economia e sua experiência abrange a gestão pública, privada e de entidades não governamentais. Na cidade de Franca, interior de São Paulo, ocupou cargos de secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Administração Geral e Cidadania por oito anos. Tais cargos lhe renderam uma bagagem nos processos de captação de recursos envolvendo as esferas públicas, parceria com fundações e iniciativa privada.

Sua especialização em planejamento estratégico situacional potencializa sua habilidade na visão organizacional e coordenação de equipes primando a qualidade e os resultados dos serviços. Tem facilidade também na elaboração, desenvolvimento e implantação dos projetos.

Texto e Foto: Júlio Marcondes - Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Embu

Comentários