Nóbrega cobra acordos de alianças, critica SPDM e diz que pode disputar prefeitura em 2016

Por Sandra Pereira | 1/10/2014

O clima ferveu na Câmara Municipal de Taboão da Serra na sessão desta terça-feira, 30. O presidente da Casa, Eduardo Nóbrega, incendiou o Legislativo fazendo cobranças de acordos firmados durante alianças e tecendo críticas ora veladas ora escancaradas, mas sem aparente endereço definido. Ele centrou fogo contra ataques a grupos políticos aliados do governo e disse em tom profético que ninguém vence eleição sozinho. Nóbrega também voltou a cobrar explicações sobre a atuação da Sociedade Paulista de Medicina (SPDM),que administra os prontos socorros de Taboão da Serra. Lembrando as mortes recentes ocorridas na maternidade do Antena disse que continua aguardando resultado das investigações sobre as mortes. E para apimentar ainda mais o clima na Casa sugeriu que pode disputar a prefeitura de Taboão em 2016.

“Não sei o que pensar do futuro. Não sei se serei candidato a vereador de novo. Posso ser candidato a prefeito em 2016. Se achar que devo serei. As coisas são devagar. Todos nós sabemos o nosso tamanho, mas todos nós temos tamanho. Não menospreze a inteligência de ninguém e não usem terceira pessoa para alcançar objetivo porque as terceiras pessoas  não vão responder por isso. Essas terceiras pessoas são protegidas. Elas tem costas quentes e largas. Quem vai responder é quem está pedindo pra ser feito”, alertou.

Logo em seguida o presidente defendeu que parceria é via de mão dupla.

“Parceria para mim é aquela em que nos abraçamos e alcançamos o céu, ou vamos abraçados pro inferno. Se eu for pro inferno levo um monte comigo para visitar o capeta”, bradou na tribuna. Após a fala uma munícipe que participa das sessões sugeriu que era “pra dançar forró com o capeta” e outro munícipe emendou: “coitado do capeta”.

Eduardo Nóbrega disse e repetiu que “não se deve usar terceiras pessoas para se tomar atitude”. Observou que quando se toma uma atitude tem que assumir. “Não provoquem o líder do PR. Tem pra todo lado. Pro bom e pro ruim. Quem tem telhado de vidro não atira pedra no telhado dos outros”, avisou, acrescentando que trata aliança como algo irretocável. “Aliança não é coisa que se desfaz. Cabe o líder saber que chegou ao seu posto não por ele mas também por ele. Aquele que tem a caneta na mão tem que proteger todos os que estão sob a sua batuta. Não se pode permitir que um integrante do mesmo grupo político, por um rompante de sentimento de injustiça, ataque peças fundamentais da estrutura. Se uma peça fundamental de um prédio cair o prédio cai junto”. 

O presidente afirmou que um grupo político tem diversos segmentos e setores todos ligados a  corrente majoritária. “Não importa se um segmento não diretamente ligado a política esteja querendo atacar ou atingir alguém de dentro desse grupo político. Se tiver acontecendo isso cabe ao prefeito chamar a responsabilidade e impedir que isso aconteça”.

Sobre a sua relação com a oposição Eduardo Nóbrega disse ter  muito que agradecer o carinho que a oposição. “Eu defendo muito o governo, desde o primeiro dia. Já travei embates com a oposição. Na minha função de presidente  fui eleito pelos 12 e não admito que  nenhum deles seja atacado por alguém próximo a mim. Acho que o Executivo tem que prestar atenção nisso”.

Festa do Peão de Taboão da Serra


Ao falar sobre o rodeio que vai acontecer em Taboão da Serra entre os dias 30 de outubro e 9 de novembro o presidente disse que participou de diversas reuniões com o prefeito Fernando Fernandes e as pessoas que vão realizar o  rodeio. Ele contou que o evento tem apoio da prefeitura e desejou sucesso a festa. “O prefeito entende que uma cidade não se faz só com serviços públicos, precisa de entretenimento. O prefeito está correto de apoiar esse tipo de ação. Ele apoiou desde o primeiro dia. É um evento particular e tem todo o apoio da prefeitura”. 

Audiência Pública de Saúde


Na próxima semana a Câmara vai sediar Audiência Pública de Saúde para debater a documentação enviada a Casa referente ao contrato entre a prefeitura  e a SPDM, além de esclarecer as causas das mortes recentes ocorridas no Antena. O termômetro da temperatura da  audiência promete ser quente já que há dias os vereadores cobram explicações e relatam insatisfação quanto a qualidade do serviço de saúde. A maioria dos vereadores promete participar da sabatina a que deverá ser submetida a secretária Raquel Zacainner. Na sessão da semana passada o presidente da Câmara fez cobranças e críticas de tribuna à secretária.


Comentários