Prefeitura de Embu celebra o dia do idoso com atividades nesta quarta-feira, 01

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 30/09/2014

Para comemorar o Dia Internacional do Idoso, 1/10, a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, através do Centro de Convivência do Idoso (CCI) e Centro de Referência do Idoso (CRI), organizou uma série de atividades para celebrar a data. Os idosos poderão aproveitar seu dia no Centro Cultural Mestre Assis com alongamento, palestra e apresentações culturais.

Veja a programação:

9h – Alongamento na Praça

10h – Lanche no Centro Cultural Mestre Assis

10h30 – Palestra e roda de conversa com o tema: “ Vantagens e desvantagens do envelhecimento”

11h30 – Performance do grupo de teatro do CCI

14h – Dança Cigana

14h20 – Coreografia

14h40 – Batuca Lata

Além das apresentações e convívio, haverá uma tenda para esclarecimentos sobre o CCI e CRI.

Data mundial

Este dia foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa. A mensagem do dia do idoso é passar mais carinho aos idosos, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela família.

A ONU vem lutando pelos direitos e bem-estar das pessoas idosas com um Plano de Ação sobre o Envelhecimento. Este ano a Organização celebra as conquistas do Desenvolvimento do Milênio, um plano básico para melhorar as vidas das pessoas que tem como objetivo maior o bem-estar da população idosa em todo o mundo. Em muitos países, os idosos têm se beneficiado de menores taxas de pobreza e de fome, maior acesso a medicamentos e serviços de saúde e de ensino superior e oportunidades de emprego.

Atendimento ao idoso na cidade

Todos os anos, mais de 2.500 idosos são assistidos no município. O CCI de Embu das Artes realiza atividades que visam a melhoria da qualidade de vida dos idosos, fortalecendo vínculos familiares e comunitários e promovendo a integração e a participação efetiva na sociedade. O CCI possui 24 núcleos de atendimento em diversos bairros da cidade, oferecendo atividades artesanais, esportivas e também culturais, além de ser responsável pela realização dos Jogos Cooperativos da Melhor Idade. Durante os dias dos jogos, os idosos têm várias atividades de valorização pessoal e de convivência, sendo estimulada a participação de forma cooperativa, ação onde todos ganham em bem-estar e autoestima.

O CRI contribui na elaboração de Políticas Públicas para o segmento idoso, além de informar e promover conscientização quanto aos direitos e deveres da pessoa idosa. Tem como principais ações promover o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de orientação, acompanhamento e encaminhamentos nas áreas psicológica, social e jurídica, detectar necessidades do idoso e fazer os devidos encaminhamentos na rede de assistência social, prestar atendimento a denúncias de violências e situações de risco, dentre outras.    

CRI
Rua Dona Bernadina, 37, Jd. Arabutã
Telefone: (11) 4704-4568
E-mail: criembu@ig.com.br

CCI
Alameda Fernando Batista Medina, 120, Jd Arabutã
Telefone: (11) 4778-0286
E-mail: criembu@ig.com.br

Comentários