330 pessoas já fizeram o curso de Cuidadores Informais em Taboão da Serra

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 8/09/2014

A parceria entre as Secretarias de Esportes, Assistência Social e Saúde de Taboão da Serra formou uma Rede de Atenção ao Idoso surgindo o Curso de Cuidadores Informais.

O curso ministrado por uma equipe multidisciplinar da Secretaria da Saúde formou nessa sexta-feira, 05, na sede da TaboãoPrev, outros 104 cuidadores habilitados a lidarem com idosos e pacientes acamados que precisam de uma atenção especial por parte dos seus cuidadores. “Um idoso ou acamado precisa de uma atenção redobrada e muitas vezes quem cuida não tem noção de como lidar com algumas ocasiões no dia a dia. O curso orienta a maneira correta de lidar com cada situação”, disse o prefeito Fernando Fernandes.

Lançado em 2013, o curso já capacitou 330 pessoas, e, segundo a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner, desde a primeira aula a aceitação por parte dos cuidadores foi de 100%. “É um curso informal que no final proporciona uma noção bem ampla de como lidar com as situações do cotidiano dentro de casa”, disse Dra. Raquel. 

“O mercado de trabalho precisa de pessoas com essa formação sabemos que alguns alunos já estão até trabalhando como cuidadores”, salientou Dra. Raquel Zaicaner. 

De acordo com o IBGE Taboão da Serra conta com aproximadamente 25 mil pessoas acima dos 60 anos que, em alguns casos precisam de um cuidado especial, e, segundo a secretária de Assistência Social, Arlete Silva, “o curso prepara o cuidador para que dentro de casa ele possa estar atento porque qualquer descuido o idoso pode sofrer sequelas irreversíveis”. 

Em um discurso emocionado, a cuidadora Ana Aparecida Martins, relatou que perdeu seu filho de 9 anos o que a levou a acreditar que não poderia deixar de ajudar o próximo. “Mesmo eu tendo todos os cuidados com meu filho ele me deixou. Passei a acreditar que ainda faltava alguma coisa para que eu pudesse cumprir a missão de ajudar alguém. E, o curso me proporcionou esse aprendizado de levar o meu conhecimento a uma pessoa acamada ou debilitada”, disse.

O curso 

O curso foi ministrado no Centro de Convivência do Idoso, na Av. José Maciel, nº 708, Jardim Maria Rosa.  Dividido em quatro módulos abordou primeiro a senescência, senilidade, psicologia e Assistência Social, depois seguiu com enfermagem, manuseio, curativo e higiene, no terceiro módulo entrou a parte da fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e educação física e por último a nutrição, farmacologia, odontologia. 

Após o curso, os cuidadores ainda terão o suporte psicológico oferecido pela Coordenação de Saúde Mental, através de rodas de conversa e terapia em grupo.

Comentários