Escola de Taboão da Serra realiza Sarau para estimular a leitura

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 21/08/2014

A Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Darcy Ribeiro, no Jardim São Judas, realizou este mês o primeiro Sarau do colégio. O encontro reuniu mais de 250 pessoas, entre pais, educadores e alunos do quarto e do quinto ano.

Além de declamar poemas e poesias, os alunos leram contos, causos e textos da literatura de cordel. A diretora da EMEB, Sandra Lima afirma que o Sarau é uma forma importante de incentivar o hábito de ler. “A leitura, quando feita sozinha, sempre fica escondida, porque é apenas o leitor e livro” – diz. “Quando realizamos um sarau, o ato de ler ganha presença, forma e visibilidade, pois ler para outras pessoas nos expõe a necessidade que a leitura tem que é não apenas falar, mas compreender as palavras” – explica.

O aluno João Gabriel Miranda Alves, 9 anos, escolheu um texto do livro “Copas do Mundo – uma história a ser contada” para ler. Santista, diz que quer ser empresário quando crescer e relatou os tipos de livros que costuma ler. “Gosto de ler poemas, livros sobre futebol e de histórias do passado” – fala. “Também gosto daqui [da escola] é onde estão os meus amigos e onde posso aprender” – termina.

No final do Sarau, os alunos receberam o kit do programa “Jovens Leitores”. Criado pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (SEDUC), o programa distribui gratuitamente 12 livros de literatura para os alunos da rede municipal de ensino. Os kits variam de acordo com a série e a idade dos alunos. O “Jovens Leitores” contempla uma gama de temas, que vão desde contos de fadas a até ficções, passando por grandes autores, como Cora Coralina, Mario Quintana e Casimiro de Abreu.

Maria do Socorro foi prestigiar a participação do filho Felipe, de 9 anos, e aprovou o sarau e a entrega dos livros. “Acho muito válidas estas ações para estimular as crianças a ler e a estudar. Isto é incentivar a cultura. Em casa também faço a minha parte: leio bastante e leio junto com ele para estimular” – fala.

Serviço:

EMEB Darcy Ribeiro
Rua Iside Betro Lupo Issa, 39
Jardim São Judas Tadeu - 06786-210
(11) 4786-5017


Comentários