Educação investe em Formação Pedagógica em Itapecerica da Serra

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 20/08/2014

A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Itapecerica da Serra continua com a formação pedagógica dos Diretores de Escola da Educação Especial, Infantil e Fundamental, sob responsabilidade do Sistema Objetivo Municipal de Ensino – SOME.

O 1º Encontro com os Diretores de Escola abordou os Resultados da Avaliação Institucional do SOME aplicada em 2013 e cujos dados foram divulgados em julho deste ano. Cada diretor recebeu os resultados dos alunos de 3º e 5º anos do Ensino Fundamental e puderam analisar as questões das provas, mediante o número de acertos de questões e classificação em ótimo, muito bom, bom, regular e insatisfatório.

O Departamento de Apoio Pedagógico entregou uma cópia das provas para que as equipes escolares pudessem analisar nas reuniões pedagógicas semanais previstas na carga horária de cada professor, seja no H.A.E.C Coletivo, Individual ou Livre. Os níveis de proficiências são amparados com os mesmos utilizados pela avaliação do SARESP. O resultado obtido pelo SOME apresentou boa prática pedagógica das escolas que participaram da avaliação. Os estudos foram realizados pela Profª Cláudia Maciel e Profª Sandra Bassi, funcionárias do SOME.

A apresentação dos resultados é de alta importância para que todas as escolas envolvidas, trabalhem as competências e habilidades que os alunos necessitam desenvolver, para que alcancem o mais rápido possivel uma aprendizagem significativa em 2014. Para atingir esses objetivos, os Diretores de Escola sugeriram ações do SOME para o Município de Itapecerica da Serra.

A avaliação como sendo FORMATIVA e DIAGNÓSTICA será aplicada novamente entre os dias 5 e 6 de novembro de 2014, para os alunos de 4º ano do Ensino Fundamental. As Escolas Municipais que participarão da avaliação do SOME são: Álvaro Rodrigues Pereira, Araucária, Argemiro Ferreira Domingues, Arthur Ricci, Hans Ludwig Schmit, Hortênsia, Ipê, Palmeira, Prof. Antônio Manoel Pedroso de Castro, Prof. Benedito Custódio de Miranda, Prof. Edvard Rodrigues de Oliveira, Prof. Octacílio Martins, Profª Luiza Motoyoshi. Orquídea, Acácia, Pe. Belchior de Pontes, Profª Anice Chaddad de Moraes, Profª Lenice Lopes Simioni, Emiliano Ferreira Domingues, Azaléia, Deputado Francisco Scalamandré Sobrinho e Jasmim.

Outros encontros aconteceram com os Diretores de Escola, sob direcionamento das Professoras Sandra Bassi e Tãnia Reginato, abordando a Gestão Escolar, com Vivências e Estudos Teóricos sobre os tipos de Liderança, e Estudos de Casos que acontecem na escola e a parceria entre Diretor e Orientador/Apoio Pedagógico. A maioria dos Diretores avaliou como uma ótima formação, reiterando que os assuntos contemplaram a vivência escolar, e que o SOME pode aprofundar ainda mais o tema sobre Gestão Democrática e o Papel dos Gestores na Qualidade de Ensino das Escolas Públicas. As sugestões permearam estudos sobre o Plano Nacional de Educação, Vivências para a Educação Infantil, Legislação Vigente, Troca de Experiencias, Gestão Escolar e Liderança.

“Pretendemos com esses encontros realizar uma reflexão sobre as ações de todos os profissionais da escola, e assim prestar um excelente serviço educacionail aos alunos da rede municipal de Itapecerica da Serra. É responsabilidade de todos manter a qualidade de ensino em favor das crianças” destacou Carlos Alberto Clemente, Diretor do Departamento de Apoio Pedagógico.

Comentários