Câmara Municipal de Embu realizou sessão solene nesta quarta-feira

Por Outro autor | 30/06/2010

Nesta quarta-feira, 30, a Câmara Municipal de Embu condecorou 10 personagens símbolos do município e referências em seu comprometimento com a cidade ao longo dos anos de seu processo histórico e político-administrativo.

Entre os homenageados receberam Títulos de Cidadãos Embuenses o emancipador, ex-prefeito, primeiro administrador do município, Annis Neme Bassith, o ex-vice prefeito na administração de Geraldo Cruz, o empresário José Roberto Terassi, e a médica pediatra, Dra. Rosa Resegue Ferreira da Silva, sendo observados seus 20 anos de prestação de serviço na área da Saúde em Embu.

A cerimônia destinada a homenagear oito personagens da cidade com o título de Cidadão Embuense, e dois com a Comenda de Mérito Legislativo Padre Belchior de Pontes, teve como finalidade a promoção dos agentes em destaque, que atuaram ao longo dos anos, possibilitando o crescimento do município e sua ascensão político-administrativa.

A lista de condecorados segue com a presença do vice-presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Embu (ACISE), Kiei Takayasu, que por seu comprometimento com o desenvolvimento sustentável do comércio da cidade e sua luta em buscar soluções para o empresariado local, receberá o título de Cidadão Embuense.
Fundador do Cartório de Registro Civil do Município de Embu em 1964 e sócio-fundador do Rotary Club da cidade, Odilon dos Santos também foi um dos homenageados com o título de Cidadão Embuense. Em sua vida profissional e comunitária, Odilon sempre buscou atuar com grande compromisso e integridade nas suas funções para com o município.

Vereador, de 1976 a 1982, e vice-prefeito (1989-92), Spencer Cesário de Oliveira Filho, foi condecorado com o título de Cidadão Embuense por sua atuação no processo democrático que a cidade de Embu engendrou ao longo de 50 anos. Nascido em 1951, no Bairro das Oliveiras, atual Parque Jane, Spencer [filho] estudou o primário na escola Maria Auxiliadora. Em 1970 coordenou o Censo Demográfico do IBGE na cidade, e até hoje atua no Serviço Público Municipal.

Um dos grandes empresários da cidade e visionário no ramo automotivo, Aba Moshe Lewkowicz, dono da Aba Motos localizada na entrada principal da cidade, também recebeu o título de Cidadão Embuense. Filho de pais poloneses, Aba Moshe nasceu em Israel e veio para o Brasil em 1958. Conheceu a cidade de Embu em 1990, estabelecendo na cidade a maior concessionária de automóveis da região.

Horst Leo Alfes é outro empresário de destaque no município que recebeu o Título de Cidadão Embuense. Grande incentivador do turismo local, Horst foi Secretário Adjunto de Turismo na gestão do ex-prefeito Geraldo Cruz, em 2000, e é dono do restaurante O Garimpo. De origem Alemã, Alfes foi um dos grandes empresários do país ajudando a empresa química e farmacêutica Schering (antiga Berlimed do Brasil) a se posicionar no mercado nacional. Em seguida, passou a dirigir a Atotech, já no grupo francês de petróleo Elf Aquitaine, até sua recente aposentadoria no setor.

A Comenda de Mérito Legislativo Padre Belchior de Pontes, título destinado a personagens que tiveram relevância no processo histórico do município, foi destinada à senhora Maria Augusta de Oliveira Defensor Sant’Ana, que contribuiu ativamente com o desenvolvimento do bairro Engenho Velho. De família Italiana, Augusta chegou ao posto de Enfermeira Chefe da maternidade do Hospital São José do Brás, e participou da formação de Centros Comunitários de Saúde na vila Engenho Velho, no município de Embu.

Por último, a Comenda de Mérito Legislativo Padre Belchior de Pontes foi destinada também ao senhor Manoel Defensor Sant’Ana, que atuou para o desenvolvimento do bairro Engenho Velho junto de sua esposa Maria Augusta. Combatente da Segunda Guerra Mundial, Defensor veio para o município a convite do primeiro administrador da cidade, Annis Neme Bassith, instalando-se com a família nas Chácaras Lydia, região do Bairro Engenho Velho, ajudando assim o desenvolvimento do local.

Por Alexandre Oliveira – Assessor da Câmera de Embu das Artes

Comentários