Aniversário da Aldeia M’Boy agitou Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 22/07/2014

A programação de aniversário de 460 anos da Aldeia M’Boy, de 17 a 20/7, contou com participação da população nas diversas atividades realizadas. Na sexta-feira, 18, no Centro Cultural Mestre Assis, teve boa música, com o Taioba Trio, e foram abertas as exposições Iroko – O Tempo, de José Roberto Carvalho, e Portas da Percepção Tropicalista, de Acácio Pereira, que ficam abertas ao público até 10 de agosto.

A apresentação dos instrumentistas da banda, Guilherme Braz Prado (guitarra), Felipe de Godoy Nigro (bateria) e Célio Izzy (contrabaixo), que tocaram, com qualidade, Milton Nascimento, Toninho Horta, Djavan, Jobim, somada à performance do artista plástico Gaíga, que interpretou 20 Poemas de Amor – Uma Canção Desesperada, de Pablo Neruda, criaram a atmosfera ideal para mergulhar nos tempos dos dois expositores e apreciar seus trabalhos.

Acácio mostra duas de suas fases, uma com obras figurativas e outra com impressões digitais, avançando no tempo. José Roberto, que está morando novamente na cidade, depois de oito anos fora e 40 participando dos movimentos de cultura e arte embuenses, ao lado de Assis do Embu (1931/2006) e outros artistas, atem-se ao seu próprio tempo para falar da existência humana.

No sábado, 19, o Centro Histórico da cidade ficou mais animado com oficinas de sucata, rodas de Percussão e de Capoeira, oficina de reciclagem. No domingo, 20/7, alunos de percussão dos Núcleos de Cultura dividiram espaço no Centro Histórico com músicos do Sarau Zumaluma, com a Banda Municipal e os violeiros da Associação de Violeiros do Embu (Assave). Houve ainda Roda de Capoeira e teatro, com alunos dos Núcleos de Cultura, ao ar livre.

As atividades levaram ao Centro Histórico visitantes, moradores da região e da cidade, incluindo a artista Raquel Trindade, que sempre prestigia a comemoração. A Cidadania Cultural e Festa Julina no Jardim Santo Eduardo não foi menos animada, com música, jogos e muitas brincadeiras no Ginásio de Esportes Dom José.

Visite as exposições diariamente, das 9 às 18h, no Centro Cultural Mestre Assis do Embu (largo 21 de Abril, 29). Entrada gratuita.

Comentários