Metrô virá para Taboão e será o mais moderno em operação, garante secretário

Por Sandra Pereira | 30/06/2014

O secretário de Transportes Metropolitanos Jurandir Fernandes esteve em Taboão da Serra nesta segunda-feira, 30, para detalhar o projeto de implantação da Linha 4 do Metrô que será estendida da Vila Sônia até Taboão. De acordo com o secretário oprojeto inicial, as investigações geotécnicas, topografia e cadastramento de redes públicas para subsidiar os projetos de arquitetura e obras civis estão em andamento. Ele disse que 75% desta etapa foi concluída e observou que em paralelo está sendo realizada a captação de recursos junto a organismos internacionais para financiar a obra, além de todo o planejamento e estudo que antecede o projeto executivo e a implantação do sistema. Jurandir Fernandes afirmou que entre os anos de 2018 e 2019 a linha 4 amarela estará em operação na cidade. Assista aqui vídeo institucional do metrô.

O secretário informou que o custo do metrô de Taboão da Serra será de R$ 1,6 bilhões e vai atender demanda de 92.420 mil usuários ao mês. Ele explicou que a linha terá duas estações uma na Chácara do Jóquei e outra no largo de Taboão. A estação de Taboão vai contar com terminal de ônibus, 4 acessos de pedestres, bicicletário e interligação com a região do Campo Limpo. Também informou que a linha vai seguir o padrão da mais moderna em operação no mundo, já que não tem condutor, possui corredores contínuos, é mais segura, conta com melhor distribuição do sistema de ar entre outras conquistas.

Além de trabalhar para entregar o metrô no prazo estipulado o desafio do governo é lidar com a descrença em relação a obra. Ao abordar o tema o secretário orientou ao prefeito Fernando Fernandes, aos vereadores, secretários, pastores, padres e lideranças que participaram da explanação a organizar caravanas de visita as obras do metrô na Vila Sônia e levar informações sobre o projeto. Para o secretário essa rede de informação vai dirimir eventuais dúvidas e vencer o ceticismo em relação a vinda do metrô para Taboão. Outra prova apresentada pelo secretário para comprovar a disposição do governo em realizar a obra foi a solicitação da licença ambiental que foi publicada no Diário Oficial do Estado em 15 de maio deste ano.

“Não se faz um projeto como esses do dia para a noite. Até que a primeira máquina perfure o terreno existem várias etapas, acontece muita coisa. Estamos trabalhando há mais de três anos nessa proposta e já ultrapassamos várias etapas iniciais. Não há mais como negar que o metrô virá para Taboão. O governo já contratou e pagou todos os projetos funcionais e podemos assegurar que até 2019 a estação do metrô de Taboão entrará em operação.  Mas, antes disso, com a inauguração da estação Vila Sônia os moradores da cidade serão atendidos pelo metrô já que vamos disponibilizar ônibus da Linha 4 Amarela que levar os usuários até aquela estação. Isso já está dentro do contrato”, disse, acrescentando que em 2015 será inaugurada a estação Morumbi, em 2016 a da Vila Sônia e dois anos depois a de Taboão.

Jurandir Fernandes observou que num prazo de seis anos a região metropolitana não será a mesma em razão da chegada do metrô. Segundo ele, atualmente o estado tem contratado a construção de 73,3 quilômetros de metrô e possuiu 75 km prontos.

Durante a reunião o prefeito Fernando Fernandes lembrou que a deputada Analice Fernandes é uma das principais articuladoras da vinda do metrô para Taboão da Serra. Ele salientou que ela não participou da atividade por conta da homologação de sua candidatura a deputada estadual que aconteceu durante a convenção do PSDB no domingo, 29.

“A Analice não pode participar dessa reunião para evitar problemas na eleição, mas todos sabem que ela é a maior incentivadora da chegada do metrô na nossa cidade. Na época em que se discutia recursos ela teve uma participação muito grande junto ao governador. Tudo isso acabou resultando na estação Vila Sônia e posteriormente na vinda do metrô para Taboão. Essa discussão não é recente. Não nasceu agora. O governo já gastou um volume de grande de recursos para nós chegarmos até aqui. Então não é história é realidade”, declarou. “O metrô de Taboão tem mãe, que é a deputada Analice”, completou o presidente da Câmara, Eduardo Nóbrega.

Comentários