Governo confirma vinda do metrô para Taboão da Serra mas não fala em prazos

Por Sandra Pereira | 26/06/2014

Quem anda atento na região central de Taboão da Serra percebe a presença de máquinas que fazem perfurações no solo. Os equipamentos que parecem caixas grandes já mudaram de posição algumas vezes e fazem parte do estudo de solo que o metrô realiza visando a  expansão da Linha 4 - Amarela do metrô até Taboão da Serra. A chegada do metrô na cidade foi anunciada recentemente pelo governador Geraldo Alckmin nas emissoras de televisão. É fato que não há como precisar prazo de chegada e operação do metrô na cidade, mas agora é oficial a posição do governo, que deve ampliar a propaganda em torno da vinda do metrô para Taboão. A previsão é de que a estação do metrô de Taboão seja instalada na região do Extra. Nos próximos dias representantes do metrô virão a Taboão para dar mais informações do projeto.

Segundo a assessoria de imprensa do metrô o projeto inicial assim como o processo as investigações geotécnicas, topografia e cadastramento de redes públicas para subsidiar os projetos de arquitetura e obras civis estão sendo realizados. Essa etapa também não tem previsão de término, mas, até os céticos não podem negar a presença dos equipamentos na cidade. Mesmo com atraso a expectativa em torno da vinda do metrô para Taboão da Serra é imensa. Moradores de toda a região que utilizam o transporte público aguardam com a ansiedade a concretização da promessa. Enquanto isso o mercado imobiliário já faz propagandas e vende a notícia para atrair clientes.

 De acordo com o metrô o projeto funcional da fase 3 da Linha Amarela trecho Vila Sônia – Largo do Taboão, foi concluído em dezembro de 2013. Nesta fase foi constituída a primeira etapa para a definição do traçado da expansão dessa linha metroviária. 

A assessoria disse que esse projeto tem como objetivo beneficiar grande parte da população que precisa deslocar do bairro ao centro. Ainda de acordo com o metrô, os estudos preliminares desse projeto definiram que haverá mais duas estações após Vila Sônia sendo elas Chácara Jóquei e Largo do Taboão somando aproximadamente mais 2,3 quilômetros de extensão. 

A extensão ligará o bairro Vila Sônia por intermédio da Avenida Francisco Morato até o Largo do Taboão, próximo à divisa com o município de São Paulo.  

O metrô de São Paulo tem 75,5 quilômetros de extensão. De acordo com o governo existem outros 57 km em obras. A gestão Geraldo Alckmin só conseguiu entregar 6 dos 30 km de linha prometidos em 2011. A previsão é que, até o final deste ano, apenas mais 10 km sejam entregues.  

Comentários