Eduardo Nóbrega pede ampliação nas ações contra a dengue

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 13/05/2014

O vereador e presidente da Câmara Municipal, Eduardo Nóbrega, elogiou as medidas que foram tomadas no combate a dengue pela prefeitura de Taboão da Serra na última quarta-feira, dia 7, no Pq. Pinheiros, o bairro que tem mais casos suspeitos da doença. 

Segundo Nóbrega, a prefeitura realizou a nebulização em todo o bairro e orientou a população com medidas preventivas. “Essa é uma luta de todos, o Poder Público tem que instruir, fazer a nebulização, fazer uma campanha de conscientização e a população tem que ajudar tomando os cuidados básicos”, disse. 

Nóbrega disse que conversou com o prefeito Fernando Fernandes e as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti serão intensificadas nesta semana. O próximo bairro que irá receber o mutirão será o Jd. Record. “Fiz esse pedido ao prefeito porque os moradores do Record me procuraram dizendo que existem muitas suspeitas no bairro, mas as ações já estão sendo ampliadas em toda a cidade”. 

A Dengue é uma doença infecciosa que pode ser causada por 4 tipos de vírus. Ela acomete cerca de 100 milhões de pessoas por ano, com uma taxa de mortalidade de 10% para pacientes hospitalizados. No Brasil, a região Sudeste é a mais atingida. 

Ela é transmitida pela picada do mosquito fêmea Aedes Aegypti ou Aedes Albopictus. Essas espécies picam durante o dia ou noite e suas larvas se proliferam em água parada, limpa ou suja. Por isso, a melhor forma de se evitar a Dengue é combater o mosquito, eliminando os focos de acúmulo de água. 

Sintomas
Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquito e incluem febre alta, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, perda de apetite, manchas avermelhadas pelo corpo, enjoo, vômitos, tonturas, cansaço extremo, dores intensas nos ossos e articulações. 
Veja algumas dicas para se prevenir da doença
- Mantenha caixas ou barris de água fechados com tampa adequada;
- Não deixe água da chuva acumulada sobre a laje;
- Elimine folhas, galhos, e qualquer obstáculo que possa impedir a água de fluir pelas calhas;
- Encha de areia até a borda os pratos dos vasos de plantas;
- Guarde garrafas sempre de cabeça para baixo;
- Não deixe pneus expostos com água no interior;
- Coloque o lixo em sacos plásticos fechados;
- Lave com sabão e escovas o interior dos tanques utilizados para armazenar água;
- Use repelentes à base de DEET em áreas de risco de dengue;
- Coloque telas de proteção nas portas e janelas;
- Use mosquiteiros.

Comentários