Transporte público de Embu das Artes terá 80 ônibus novos até 2016

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 1/05/2014

Com a presença do vice Natinha e três secretários municipais – Paulo Giannini (Governo), Francisco Kal (Trânsito e Transporte) e José Roberto Jorge (Finanças), o presidente da Cooperativa dos Trabalhadores do Transporte Profissional da Terra das Artes (Coopercav) –, Leonel Augusto de Novais Filho, o Léo, apresentou na segunda-feira (28/4) os dois primeiros ônibus zero quilômetro de um total de 80, um investimento de R$ 22 milhões, que entrarão em operação nos próximos dois anos e meio. Serão 22 novos veículos este ano, 36 em 2015 e mais 22 até agosto de 2016, segundo cronograma da cooperativa.

“A Lei determina que a frota tenha uma vida útil de 8 anos, mas nós trocaremos os carros a cada três anos", afirmou Léo que justificou o investimento ao comprometimento e parceria da cooperativa junto ao Governo Municipal. “Sabemos da nossa responsabilidade em oferecer sempre um transporte de qualidade”, frisou. Segundo Léo, a primeira região a ser contemplada com ônibus da nova frota será o Jardim Santo Eduardo, por ser a que reúne o maior número de moradores e sua mobilidade.

O município tem um fluxo diário de 55 mil passageiros por dia no transporte municipal, chegando a 1,5 milhão/mês. A Coopercav opera com 157 veículos (65 deles adaptados para deficientes) e atua com sete linhas no município. O transporte municipal na cidade é administrado por permissionários da Coopercav, composta por 550 trabalhadores, entre 350 cooperados, 150 permissionários, 35 administrativos e 15 mecânicos. 

Paulo Giannini, Secretário de Governo, destacou o “orgulho pelo compromisso firmado em 2001 com os permissionários, que incentivou a criação da cooperativa e a melhoria do transporte público na cidade”. Giannini ressaltou iniciativas importantes da cooperativa que sempre esteve na vanguarda: “Fizemos coisas magníficas como o passe escolar, a bilhetagem eletrônica, à época inédita no país, e agora já estamos nos preparando para a integração, também com a bilhetagem eletrônica. O município investiu R$ 2 milhões para ter esse sistema do Bem que é pioneiro no país e ele poderá tranquilamente ser integrado com o Bom, da EMTU”.

Prefeitura subsidia 45% das tarifas

Desde 2001, foram muitos avanços como a implantação da bilhetagem eletrônica, que oferece mais segurança aos motoristas e usuários por transportar uma quantidade menor de valores, implantação do passe escolar para estudantes e professores, gratuidade para pessoas a partir de 60 anos e para pessoas com deficiência, incluindo seus respectivos acompanhantes. A Prefeitura subsidia cerca de 45% do valor da tarifa de estudantes, professores, idosos, pessoas com deficiência e acompanhantes. A partir de 2009, houve a mudança de vans para microônibus com duas portas e agora a frota será substituída por ônibus, avançando na qualidade do atendimento à população.

Para Francisco Carlos Pereira, o Kal, secretário de Trânsito e Transporte, o avanço do transporte público municipal de Embu das Artes atinge o transporte público de toda a região e “acaba sendo referência para os todos os demais municípios, como Itapecerica da Serra que veio conhecer nosso modelo de cooperativa para implantar o deles”.

Falando em nome dos vereadores, João Leite salientou o compromisso do Governo Municipal com o transporte público da cidade, tanto na questão do subsídio ao setor quanto à preocupação constante com a melhoria do sistema. “Quero parabenizar o governo Chico Brito porque ele conhece a expectativa do povo em relação ao transporte público e dizer que a Câmara estará sempre aberta para debater e votar projetos que melhorem o atendimento à população e aos cooperados”, finalizou.

Conforto e segurança

Fabricados este ano, os novos ônibus têm capacidade para 35 passageiros sentados e 35 de pé. Os bancos possuem acento estofado e acessibilidade, conforme Decreto Federal 5.296 e lei 10.098 que estabelece normas gerais e critérios básicos para promoção da acessibilidade para atender a pessoa com deficiência física e garantir a segurança aos usuários do sistema.

Vereadores presentes: Edvânio Mendes (PT), João Leite (PT), Gilvan da Saúde (PROS), Clidão do Taxi (PCdoB), Jefferson do Caminhão (PR), Luiz do Depósito (PMDB), Gilson Oliveira (PT), Jabá do Depósito (PTC) e Carlinhos do Embu (PSC).

Comentários