Pneus e piscina descoberta causa alerta de dengue no ginásio de Itapecerica

Por Ane Greice Passos | 16/04/2014

Em época de alerta para casos de dengue, moradores que moram próximo ao ginásio Itapecerica da Serra ou utilizam o local para fazer caminhadas e aulas de auto escola estão cada vez mais preocupados com a situação da piscina, que está cheia d’água e descoberta, e dos pneus abandonados. Quem frequenta o ginásio reclama de muitos pernilongos e insetos. Até o momento Itapecerica da Serra registrou, de acordo com a Autarquia de Saúde, apenas um caso de dengue.

Luciano Lucindo (Saragoça Clube), morador de Itapecerica da Serra enviou fotos do ginásio esportes da cidade, após demonstrar indignação com a situação de abandono da piscina e pneus que, segundo ele, foram utilizados na corrida de kart. 

denguedentro3

“Estes pneus estão armazenados de forma errada, pois apesar de estarem por debaixo das arquibancadas estão molhando e com isto vários estão com acúmulo de água”, disse Lucindo.

O morador destacou ainda o perigo que pessoas que frequentam o ginásio estão expostas. “O local é usado para treinamento de auto escolas e finais de semanas sempre temos crianças no espaço externo do Ginásio. Temos também a vizinhança e com isto o Município está colocando a integridade física dos moradores em risco eminente”, afirmou.

denguedentro2
O Ginásio de esportes de Itapecerica da Serra está passando por reforma no telhado e existe ainda previsão para reformar todo o local.

Confira os sintomas da Dengue

O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias, e o intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É só depois desse período que os sintomas aparecem. Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquitos.

Dengue Clássica

- Febre alta com início súbito.
- Forte dor de cabeça.
- Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos.
- Perda do paladar e apetite.
- Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.
- Náuseas e vômitos•
- Tonturas.
- Extremo cansaço.
- Moleza e dor no corpo.
- Muitas dores nos ossos e articulações.

Dengue hemorrágica

Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta:

- Dores abdominais fortes e contínuas.
- Vômitos persistentes.
- Pele pálida, fria e úmida.
- Sangramento pelo nariz, boca e gengivas.
- Manchas vermelhas na pele.
- Sonolência, agitação e confusão mental.
- Sede excessiva e boca seca.
- Pulso rápido e fraco.
- Dificuldade respiratória.
- Perda de consciência.

Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem.

O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.


Comentários