Eleição da mesa diretora dita regras na Câmara de Taboão e já afeta até projetos do Executivo

Por Sandra Pereira | 2/04/2014

Quem assistiu a 2ª parte da sessão de Taboão da Serra desta terça-feira, 1º de abril não entendeu nada. O vereador Moreira (PT) presidiu os trabalhos auxiliados pelo vereador Luiz Lune (PCdoB). Ambos ocuparam o espaço por indicação do presidente da Câmara, Eduardo Nóbrega (PR). A iniciativa faz parte da estratégia do presidente de flertar com vereadores do grupo rival da Casa já de olho na eleição da mesa em dezembro. Os bastidores do Legislativo estão em chamas por conta da briga pelo comando da direção da Casa. Na sessão passada o alvo do flerte foi a vereadora Luzia Aprígio – relembre. Dessa vez o namoro foi bem sucedido. Moreira não só presidiu os trabalhos como se portou bem no cargo. Como não havia projetos na pauta os vereadores aprovaram indicações, voto de louvor e discorreram sobre temas livres. 

A todo instante o petista fazia menção ao comportamento democrático do presidente Eduardo Nóbrega, que além de o deixar no posto cedeu a Câmara municipal para entregar título de cidadão Taboanense ao pré-candidato do PT ao governo paulista, Alexandre Padilha. O vereador também enfatizou que o PR estará ao lado de seu partido na eleição estadual, como vice na chapa de Padilha. O candidato petista ao governo virá a Taboão da Serra e região nesta quinta-feira, 3, para receber títulos e realizar uma agenda política já de olho na eleição estadual.  

“Há uma confiança dos pares no nosso trabalho. Estamos no segundo mandato de vereador e o presidente Eduardo sentiu que a gente podia conduzir os trabalhos o que fizemos bem com o auxílio do vereador Luiz Lune”, disse Moreira. 

Quando ele presidia os trabalhos André Egydio subiu a tribuna na discussão de tema livre e ponderou: “Realmente Moreira ficou muito bem na presidência. Quem sabe é esse o futuro da Casa”.

Embora as palavras do vereador tucano tenham endereço certo a eleição da mesa diretora da Câmara de Taboão é nitidamente incerta, além de ter diversas candidaturas sendo trabalhadas explicitamente e nos bastidores o campo de atuação para buscar os votos se assemelha a um território minado onde os tapinhas nas costas podem vir sucedidos por explosões. A verdade é que quase todos os vereadores são candidatos e quase todos já comprometeram seus votos. 

A término da sessão em que foi vice-presidente Luiz Lune era só sorrisos e concluiu: "o jogo está sendo jogado".

Depois de fazer um primeiro ano de mandato marcado por posicionamentos firmes e vários embates o presidente da Câmara Municipal agora quer se fortalecer unificando os pares.  Na sessão desta terça ele obteve uma vitória ao conseguir segurar novamente a votação do Corpo de Bombeiros Civil que está tramitando na Casa há semanas, mas não foi submetido à apreciação do plenário. Nas duas últimas sessões Eduardo Nóbrega mandou recados ao Executivo. Nessa ele calou, mas o fato de não por em pauta o projeto do governo indica que sua posição ainda é de embate. Internamente ele conseguiu se aproximar muito nas últimas semanas dos vereadores Moreira e Luzia Aprígio, com quem já está contando no processo de sucessão.

Debate de temas livres

Tirando a pauta política que carrega o Legislativo local na sessão desta terça, 1º, os vereadores se empenharam na discussão de temas livres. O esporte mereceu destaque nas falas em razão da visita de um grupo de Caratecas  do Clube Atlético de Taboão (Cats) que acabou de regressar de uma competição trazendo na bagagem 28 medalhas. Eles receberam voto de louvor por indicação de Eduardo Nóbrega (PR). Os 18 anos da  Associação  Músicos do Futuro foram celebrados com voto de louvor de autoria do vereador Marcos Paulo (Pros) que não poupou elogios ao trabalho da entidade e lembrou a atuação brilhante dos músicos da Ong no espetáculo O Homem de La Mancha citado por ele como a grande revelação da cultura no município em 2013. A morte precoce do ator e diretor Mário Pazini foi lembrada e lamentada pelos vereadores. 

O vereador José Aparecido Alves, o Cido (DEM), retratou os debates sobre segurança que ocorrem nas reuniões do Conseg. Salientou a importância do monitoramento eletrônico no município. Cobrou a AES Eletropaulo sobre a constante falta de luz e comemorou o título conquistado pela atleta taboanense Vanessa Melo. 

Já o vereador Ronaldo Onishi (SDD) falou sobre a sua participação num evento sobre autismo em São Paulo e lembrou aos presentes que em razão de uma lei de sua autoria a secretaria Municipal de Saúde está realizando a Semana do Autismo no município com uma programação especialmente criada para marcar a passagem do dia mundial do autismo celebrado em 2 de abril.


Veja abaixo as atividades programadas para marcar a semana do autismo em Taboão:

Dia 2/4 – Roda de conversas com usuários do CAPSi

Público-alvo: pais de crianças com sintomas autísticos usuários do CAPSi
Local: CAPSi
Horários:
8h: roda de conversas com mães e autistas pequenos sobre diagnóstico, direitos e tratamento psicossocial uso adequado de medicações no autismo.
9h30: o mesmo só que para grupo de autistas grandes.
14h: o mesmo para autistas pequenos.

Dia 04/04- Roda de conversas: Autismo e Saúde

Público Alvo: Saúde ( diretores, coordenações técnicas, equipe da saúde mental incluindo os caps) e representantes do governo.
Local: Taboao Prev
Horario: 9:00 ás 12:00 horas
Cofee: 100 pessoas
9h15: Abertura do evento (Dra. Raquel, governantes, Ana Funari...)
10h: O CAPSi nos cuidados com autismo – Rodrigo
10h30: Palestrante : Dra Rita de Cassia
11h30: Cofee

Dia 05/05- Falando e Caminhando com o autismo no Parque das Hortênsias

Público Alvo: Equipe capsi e familiares, grupo borboleta azul, jardim vitória , Amor Perfeito e ADT.
Local: CECO
Cofee: 100 pessoas
Cronograma das atividades:
9h15: Caminhada monitorada, aquecimento e alongamento – Fabiano
9h45: Dinâmica e atividades de integração – (psico do CAPSII a confirmar)
10h15: Lanche
10h30: Roda de depoimentos – Grupo Borboletas azuis
11h: Oficina de Música para o encerramento – Adilson e Rodrigo

Comentários