Dia Mundial do rim é comemorado com avaliações e orientações em Taboão da Serra

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 20/03/2014

O Dia Mundial do Rim, comemorado no dia 13 de março, trouxe para Taboão da Serra atividades promovidas pela Secretaria da Saúde no Shopping Taboão e nas doze Unidades Básicas de Saúde do município onde médicos e enfermeiros receberam capacitação de como cuidar e se prevenir dessa doença. 

No Shopping Taboão, 109 pessoas entre homens e mulheres passaram por atendimentos com medições de peso, altura, IMC, circunferência abdominal, orientação nutricional de baixo peso e sobrepeso, eutrofia, obesidade I e II e medição da pressão arterial. “Um em cada dez brasileiros apresentam problemas nos rins e a melhor forma de evitar é controlar a pressão arterial e a taxa de açúcar no sangue, fazer atividades físicas, conferir o peso regulando a dieta, beber água, evitar fumar e jamais usar remédios sem orientação médica”, explicou a secretária de Saúde Dra. Raquel Zaicaner. 

De acordo com a Secretaria de Saúde 25 profissionais estiveram presentes no Shopping Taboão. “Colocamos a disposição da população Agentes Comunitários, Auxiliar de Enfermagem, Enfermeiros e Médicos e não podemos deixar de citar a parceria com o INEDI - Instituto de Nefrologia e Diálise, que disponibilizou uma equipe para auxiliar nos atendimentos”, enfatizou Dra. Raquel Zaicaner.

Principais sintomas da doença

Os principais sinais da doença nos rins e via urinárias são: pressão alta; diabetes; dificuldade de urinar; queimação ou dor quando urinar; urinar muitas vezes, principalmente a noite; urinar com sangue, espuma e mau cheiro; inchaço ao redor dos olhos e nas pernas; dor lombar; cólica renal; história de pedras nos rins e palidez e fraqueza. “Qualquer sinal dos sintomas acima o paciente precisa procurar um médico e receber o devido tratamento para que a doença não se agrave”, lembrou a secretária de Saúde Dra. Raquel Zaicaner.

Comentários