GCMs impedem despejo de entulho no Jardim Maria Helena

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 6/02/2014

Agentes da Guarda Municipal apreenderam na tarde de terça-feira, 28 de janeiro, um caminhão que tentava fazer descarte irregular de lixo e entulho na Avenida Cid Nelson Jordano, no Jardim Maria Helena. O flagrante ocorreu por volta das 16h, na margem do Córrego Ponte Alta, local onde os detritos seriam depositados.  

Denúncia de moradores levaram os agentes da Guarda Civil Ambiental ao local, onde encontraram um caminhão basculante de placas e conduzido por um morador de Embu das Artes. No momento da autuação o veículo estava com a caçamba levantada, devido a uma falha mecânica.  

O veículo foi apreendido e levado para o pátio da Usina e só será liberado depois de fazer os trâmites necessários, que inclui abertura de processo no Atende – Rua Elizabetta Lips, 55- e pagamento das taxas. A coleta e destinação dos detritos gerados com obras é de responsabilidade do executor e este deve custear  as despesas para remoção do entulho.  

“O infrator pagará por seu ato. Isto é inadmissível, sobretudo, quando a cidade acaba de ser assolada por enchentes, agravadas por lixo e entulho despejados em suas vias”, condena o secretário de Segurança e Defesa Social, Gerson Brito. 

A lei 

Vigora no município, há nove meses, a Lei 2163/13, que estabelece novos valores das multas contra o crime. Com a nova redação, as multas variam de R$ 2 mil a R$ 12 mil, e o calculo é feito a partir do tamanho do veículo e da quantidade de resíduos. Desde a promulgação a GCM apreendeu dezenas de veículos, dentre caminhões e carros populares, a até e carrinhos de mão.  

Para denunciar o crime, basta ligar para o número 153, o atendimento funciona 24 horas por dia.

Comentários