Missa de Folia de Reis encerra festejos natalinos em Itapecerica

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 16/01/2014

A Prefeitura de Itapecerica da Serra, através da Secretaria de Cultura, e a Folia de Reis Gonçalves realizaram o encerramento da Folia de Reis no último dia 12 de janeiro, na Igreja Nossa Senhora da Conceição, com uma missa celebrada pelo padre Roberto, da Comunidade Missionária de Villarégia.

O evento contou com a presença do secretário de Cultura Paulo Flamingo e Comendador Lombardi, que representou o prefeito Chuvisco. Após a missa, a Folia saiu em cortejo pelas ruas do bairro do Jacira e foi aplaudida pelos moradores daquela comunidade.

No Espaço Cultural do Jacira, o membro mais antigo da Folia de Reis, José Honório, ofereceu um almoço típico para todos os convidados. Também houve muita reza em homenagem aos Reis Magos, tudo em clima de festa para encerrar os festejos natalinos.

A Folia de Reis é uma festa de origem portuguesa ligada às comemorações do culto católico do Natal. Trazida para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, se mantém viva nas manifestações folclóricas em muitas regiões do país. Em 2014 a Folia de Reis Gonçalves de Itapecerica da Serra, presidida pelo Sr. José Honório, completa 112 anos.

Comentários