Solidariedade faz encontro regional em Taboão e fecha apoio ao PSDB

Por Sandra Pereira | 24/11/2013

O 1º Encontro Regional do Solidariedade realizado em Taboão da Serra na sexta-feira, 22, marcou a arrancada do partido nos âmbitos estadual e nacional visando o fortalecimento da sigla para a disputa eleitoral de 2014. Idealizado pelo presidente municipal do Solidariedade em Taboão da Serra, vereador Ronaldo Onishi, o encontro reuniu o presidente o nacional Paulinho da Força, o estadual, David Martins e presidentes da sigla em várias cidades.  No evento a direção do Solidariedade declarou apoio ao governo do prefeito Fernando Fernandes que recebeu o partido de braços abertos na sua administração. Também ficou claro o alinhamento nos níveis estadual e nacional do novo partido com o PSDB. Veja aqui fotos do encontro.

O presidente nacional do Solidariedade, deputado federal Paulinho da Força, falou das dificuldades de se montar um partido na oposição. Ressaltou que sem a capacidade de trabalho e articulação o Solidariedade teria o mesmo destino que o Rede, da Marina Silva, impedido de ser criado. Em tom de desabafo contou os bastidores da relação conturbada com o governo federal, que havia se comprometido com as centrais sindicais a extinguir o fator previdenciário, que retira em torno de 40% do salário do trabalhador quando ele vai se aposentar. Citou ainda propostas assumidas na campanha de 2010, que teriam sido descumpridas posteriormente. Ele também fez duras críticas à política econômica vigente e a falta de investimentos para gerar empregos na indústria.  

“Nós criamos um partido na oposição e vamos ficar na oposição em nível nacional. Nosso partido não vai ficar fazendo média para esse povo do PT. O governo dá R$ 18 milhões para os empresários e não quer dar R$ 3 para extinguir o fator previdenciário”, declarou Paulinho da Força, acrescentando que a bancada do partido vai obstruir a votação do Orçamento. “Estamos há 58 dias empenhados na construção desse partido e nunca pensei que seria um desafio tão grande”, completou.

Paulinho avaliou que o encontro foi positivo e serviu para mostrar a força do Solidariedade em Taboão da Serra, na região, no estado e no País. Segundo ele, o Solidariedade partirá de Taboão para o Brasil. 

O presidente municipal do Solidariedade em Taboão, Ronaldo Onishi, disse estar confiante que o partido será um dos maiores da República. Ressaltou a importância da participação feminina na política e declarou que o partido está alinhado com o governo municipal em Taboão da Serra e citou como referência da administração os investimentos em infraestrutura, saúde e geração de renda.  

“É uma satisfação muito grande reunir tantas lideranças importantes no nosso encontro. Quero registrar que nosso partido defende o governo, acredita nas suas propostas e está comprometido em melhorar a cidade. O Solidariedade vai levar junto com o governo municipal a bandeira do crescimento e do desenvolvimento. Quero agradecer ao Paulinho, ao Noventa e ao Solidariedade a oportunidade de estar num partido forte e comprometido”, 

Em seu discurso o prefeito Fernando Fernandes declarou que o Paulinho da Força escolheu muito bem os representantes do Solidariedade aqui em Taboão da Serra. Declarou que a base dos partidos é no município e observou que em Taboão da Serra o Solidariedade entra com o pé direito. 

 “O partido nasce forte aqui na nossa cidade representado pelo vereador Ronaldo Onishi e o sindicalista e ex-vereador Valdevan Noventa. O Onishi é um vereador sério, competente e com um futuro político promissor. O Noventa derrotou gigantes para vencer a eleição do Sindicato dos Motoristas e Funcionários do Transporte Público de São Paulo. É uma força grande que representa a nossa cidade. Só podemos esperar que o Solidariedade tenha um futuro grande na cidade. Seremos parceiros como o Paulinho já é do nosso governador. Vamos andar juntos”, afirmou. “Só quem milita na política sabe o quão difícil é formar um partido. Tenho certeza das dificuldades que o Paulinho encontrou para formar o Solidariedade”, emendou.  

No final do evento o prefeito disse aos jornalistas que considera importante o partido nascer já alinhado e apoiando as propostas do governo. Lembrou que além do Solidariedade sua administração conta com o apoio DEM, PDT, PTB, PR, PP, PROS. “Só o PT e o PCdoB estão contra nós”, disse.

O presidente estadual do Solidariedade, David Martins, disse que o partido nasceu grande e já tem mais 300 vereadores em São Paulo. Está organizado em mais de 400 cidades e tem quase 20 prefeitos filiados. Ele também citou a filiação de deputados estaduais e federais e observou que a sigla representa a 10ª força na Câmara Federal.  

“O nosso partido tem o compromisso com a Solidariedade. De fazer com que as pessoas menos favorecidas tenham melhores condições de vida. Em Taboão estamos muito bem representados com o Ronaldo Onishi e o Noventa. Duas lideranças fortes e que nos orgulha”, declarou. 

Também marcaram presença no encontro regional a presidente do Solidariedade Mulher Cristina Maria Silva, o secretário da juventude do partido, Rodrigo Carlos, o vereadores da sigla Professor Coli, de Embu-Guaçu, Gerson Lazarin, de Itapecerica além dos vereadores taboanenses, Joce, Silva, Érica Franquini, Marcos Paulo, Eduardo Nóbrega, Eduardo Paz e Vida, o vice-prefeito de Taboão, Laércio Lopes e lideranças regionais como Arizinho, o vereador Edicarlos Sanguebom, entre outros.

Comentários