Lousa digital inicia revolução na educação da rede pública de Taboão

Por Sandra Pereira | 27/05/2010

Alunos, mães, professores e autoridades todos se renderam a inovação tecnológica chamada de lousa digital que a prefeitura de Taboão da Serra vai levar a todas as escolas da rede pública municipal de ensino, já a partir do segundo semestre.O novo equipamento vai literalmente revolucionar o processo ensino aprendizagem, tornando as aulas atrativas, dinâmicas e repletas de descobertas. Taboão é a primeira cidade da região a adquirir o equipamento, que não está disponível nem mesmo nas escolas da rede particular.

“Estou feliz de saber que o povo de Taboão pode ter um equipamento como esses”, disse entre sorrisos o prefeito durante entrega da lousa digital ao laboratório de informática na EMEF Prof. Francisco Ferreira Paes, no Jardim Mituzzi. Além do prefeito o Secretário de Educação, Professor Said Jorge Moraes, os vereadores, Cido, Carlos Andrade, Paulo Félix, Natal participaram da solenidade.

A lousa é uma ferramenta tão dinâmica que simplesmente impede os alunos de desgrudar os olhos dela. Mas, também, exerce um fascínio sobre quem a manuseia. Esse novo elo entre professor e estudante deve se traduzir em poucos anos numa elevação do nível do aprendizado, no aumento dos interesses dos alunos pelas aulas e por fim na melhoria da qualidade de ensino.

Os críticos da educação tradicional, que constantemente reclamam que as salas de aula não evoluíram certamente vão se calar diante da nova ferramenta que vai ser utilizada na rede pública de ensino da cidade.

Diante de tanta inovação, e, de um público tão atento o instrutor que apresentou a lousa mágica capaz de falar, gravar, mostrar figuras, ou levar os alunos a visualizar quase em tempo real qualquer parte do mundo, estava visivelmente nervoso.

Como o assunto em questão era tecnologia o prefeito Evilásio Farias, aluno nesse caso, fez várias perguntas, tirou dúvidas, fez pedidos e até mesmo foi chamado a frente para usar a lousa digital.

“O processo educar e aprender não pode prescindir de um equipamento como esses. Taboão sai na frente, e, na escola pública. Em 2 meses todas as escolas municipais terão esse equipamento. Estamos trazendo esse equipamento para a escola pública”, afirmou Evilásio Farias.

O prefeito garantiu que independente do valor do investimento o equipamento está garantido em todas as escolas do ensino fundamental da cidade. “Todos as nossas escolas terão direito a essa tecnologia”, afirmou.

Evilásio disse que o atraso na entrega dos uniformes deve-se a burocracia exigida durante o processo de licitação para a escolha da empresa que fornece uniformes para a prefeitura. Segundo o prefeito a licitação não foi realizada em dezembro porque não houve sobra de caixa em 2009.

Comentários