Dia Internacional do homem ganha reforço com a chegada da campanha Novembro Azul

Por Anderson Dias | 20/11/2013

Os homens muitas vezes nem sabem, mas assim como as mulheres, existe um dia dedicado à eles, é o dia Internacional do Homem, comemorado em novembro. A data é celebrada em alguns lugares do mundo, no dia 19 de novembro, destacando assuntos que se referem a saúde do homem, e feitos no sentido de valorizar atos positivos e seus direitos na sociedade. Tudo começou em 1999, Por iniciativa do Dr. Jerome Teelucksingh em Trinidade Tobago, com o objetivo de promover a igualdade entre os gêneros e destacar os papéis dos Homens.

 Esse ano a comemoração do dia Internacional do homem, completa 13 anos, mas além de todos os objetivos e propósitos que a data tem, agora uma outra importante fase se soma aos cuidados do Homem, é a campanha “Novembro Azul”, que surgiu como um movimento na Austrália, em 2003, e tem a finalidade de conscientizar a sociedade e os homens sobre a importância do cuidado e da realização de exames de saúde para detectar o câncer de próstata.

 É o primeiro ano da campanha no Brasil, e o município de Taboão da Serra, assim como outras cidades já aderiu desde o início o projeto, que é conhecido em muitos países como Movember, mas um pouco diferente daqui, em outros lugares há uma abrangência maior, não é só uma campanha, homens participam de debates, que vão além do câncer de próstata, assuntos como câncer de testículos, depressão entre homens, e cultivos da saúde do homem fazem parte da pauta.

 Na região apesar de não ser mais novidade o dia Internacional do homem, ainda existe muitos homens, que não sabem que existe um dia que é comemorado internacionalmente e dedicado à eles, e muitos também desconhecem a nova campanha Novembro Azul, que acaba de chegar a região. O Jornal Na Net saiu pelas ruas de Taboão da Serra, e constatou que o assunto por aqui ainda é novidade, “Novembro Azul, não, não sei dizer do que se trata”, disse um munícipe. 

Comentários