Médicas cubanas iniciam atendimentos em Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 14/11/2013

Na manhã desta sexta-feira, 8/11, a médica cubana Maria Yermes, do “Programa Mais Médicos”, realizou seu primeiro atendimento na rede municipal de saúde. A médica possui 27 anos de experiência e durante sua estadia no país atenderá pacientes da Unidade Básica de Saúde (UBS) Eufrásio Pereira Costa, no Jardim Santa Luzia.

As primeiras pacientes a se consultar com a profissional foram Natalia Renata Felipe e Romilda da Costa, ambas moradoras do Jardim Sílvia. Romilda, 43 anos, comemorou a chegada das novas médicas e falou sobre suas expectativas: “Não temos médicos o suficiente, isso dificulta muito as coisas, influencia no tempo para conseguir uma consulta. Quando me avisaram sobre a chegada da Dra. Maria eu fiquei muito feliz e também honrada ao saber que seria uma das primeiras pacientes”.

Renata Felipe, 42 anos, também demonstrou sua aprovação em relação ao atendimento: “Foi ótimo, a médica se mostrou muito atenciosa me examinou, pediu exames e eu já estou saindo daqui com o retorno marcado”.

O primeiro contato médico e paciente também serviu para quebrar um tabu preestabelecido em torno da comunicação. Paula Barros, gerente da UBS Eufrásio, acompanhou as primeiras consultas e afirma: “Estou aqui para auxiliar a comunicação entre a médica e os pacientes, mas já percebi que isso não será preciso, a comunicação está fluindo muito bem e eles estão conseguindo se comunicar sem que haja intervenção”.

Maria Yermes lembrou, ainda, que antes de ir a campo os médicos selecionados para o Programa, tiveram aulas intensivas de português: “Em Cuba tivemos, durante 20 dias, aulas intensivas de português com professores brasileiros, e essas aulas também se estenderam durante a nossa estadia em Belo Horizonte. Meu contato com os pacientes está sendo tranquilo, afinal, tanto em Cuba quanto no Brasil as enfermidades são iguais, o principal é a comunicação entre o médico e o paciente e isso está ocorrendo muito bem”.

A médica irá cumprir o turno de 40 horas semanais na UBS Eufrásio e atenderá pacientes de todas as faixas etárias. Além dela outras cinco médicas iniciaram hoje, os atendimentos em diferentes UBSs da cidade.

Confira outros depoimentos:

“Apesar de ainda não entender muito bem o que elas falam, com o auxilio de uma enfermeira brasileira, a consulta correu bem. Gostei muito do atendimento das novas médicas. Elas nos olham no olho, e isso faz uma grande diferença.” – Talita Gonçalves Vieira, 23 anos, grávida de 9 meses, moradora do Jardim Santa Tereza, atendida pelas Dras. Maria Eulália Quesada Arminan e Maria Georgina Nicolais Hernadez, na UBS Santa Tereza.

“Não tive dificuldade com a língua, senti  as duas médicas muito atenciosas desde o  primeiro momento.” - Alice Freitas, 24 anos, grávida de 8 meses, atendida pelas Dras. Maria Eulália Quesada Arminan e Maria Georgina Nicolais Hernadez, na UBS Santa Tereza "

“Achei muito bom e muito interessante também. Fui surpreendida pelo ótimo atendimento. Sempre fui bem  recebida na UBS, foram nove meses juntos, mas aqui, foi uma surpresa!” - Diane Antunes Miranda, 31 anos, atendida em casa pela médica Maricel Mejias Herrera.

“Estou encantada com a maneira de se trabalhar aqui. Em Cuba nós também fazemos visitas aos moradores, mas lá é apenas um médico e um enfermeiro. Aqui, a equipe é completa: temos médicos, enfermeiros, técnicos e agentes de saúde. E eles conhecem muito o seu trabalho, estão de parabéns.” – Dra. Maricel Mejias Herrera, médica cubana, do “Programa Mais Médicos”.

"Fico muito satisfeita com a vinda delas, pois a minha expectativa é de haver menor tempo de espera pelo atendimento". - Joelma Melo, 29 anos, moradora do Parque Industrial, atendida pela Dra. Maria Isabel, na UBS Fátima.

"Só a boa vontade das médicas em vir nos ajudar já demonstra o perfil humano delas, que será fundamental para atender as pessoas." - João Vicente de Brito, 63 anos de idade, morador do Jd. Ísis Cristina, atendido pela Dra. Maria Isabel, na UBS Fátima.

"Muito bom saber que elas ficarão apenas no bairro, tendo mais tempo para se entrosar e conhecer os pacientes." - Toni Jeferson Cavalcanti, 29 anos de idade, morador do Pq. Pirajussara, atendido pela Dra. Maria Isabel, na UBS Fátima.

"O público nos acolheu com simpatia, a comunicação está fluindo e nos entendemos bem. Os pacientes se sentem tranquilos e ficam à vontade. Os brasileiros são muito parecidos com os cubanos, e percebi que as pessoas gostam da forma como desprendemos nossa atenção a elas." - Dra. Maria Isabel, médica cubana, do “Programa Mais Médicos”.

Comentários