Manifestantes pedem melhorias no Pronto Socorro do Vazame em Embu das Artes

Por Sandra Pereira | 13/11/2013

Cerca de 200 integrantes do MTST realizaram manifestação no Pronto Socorro do Vazame, nesta terça-feira, 12, para reivindicar melhorias qualidade do atendimento no local. As lideranças do movimento relataram problemas como falta de cadeiras na recepção, ventiladores, macas e pediram melhorias na limpeza no local. Também informaram casos de maus tratos por parte de Guardas  Municipais, mau atendimento da recepção e chegaram a dizer que alguns médicos estariam atendendo os pacientes acessando o Facebook ou tomando energéticos. A pauta de reivindicação também inclui a instalação de uma UTI Neonatal para na maternidade central. A secretaria de Saúde, Sandra Magali, recebeu uma comissão de  manifestantes e já encaminhou parte das demandas apresentadas.


Segundo Vanessa, líder do movimento, a comissão recebida pela secretaria de saúde e pela direção do Pronto Socorro do Vazame deve retornar no próximo dia 26 às 16 horas para confirmação dos compromissos firmados  nesta terça feira.

Para a secretária de saúde a manifestação é legitima. Ela observou que várias reivindicações feitas pelo movimento já foram cumpridas e antecipou que as demais estão em processo de implantação, pelo governo e dentro em breve serão finalizadas. 

“Todos os relatos de mau atendimento serão apurados. Precisamos que as pessoas nos informem o nome dos profissionais envolvidos nessas ocorrências e imediatamente tomaremos as providências  devidas. Aqui no Vazame nós já mandamos mais de uma dúzia de médicos embora por falta de compromisso com sua funções”, afirma a secretaria.

Segundo  ela o governo municipal tem feito o possível para  melhorar o atendimento nos postos de saúde, nos pronto-socorros e na maternidade. Sandra Magali acredita que com  achegada das médicas cubanas, do programa Mais Saúde do governo federal, os problemas na saúde municipal serão minimizados. 

“A relação hoje do profissional de saúde com o paciente é de fundamental importância para melhorar o atendimento. Hoje temos um corpo clínico da mais alta qualidade no Vazame. Queremos melhorar mais a infraestrutura e isso trará mais qualidade”,ressalta a secretaria.

O vereador Gilvan da Saúde esteve na manifestação e lembrou que há 20 anos a situação da saúde no município  era bem pior. “Sabemos que tem muito para ser feito ainda, mais as coisa tem evoluído e nós como governo temos feito muito para que as coisa aconteçam”, finaliza o vereador.

Comentários