Petição online pede cobrador nas linhas circulares de Taboão da Serra

Por Sandra Pereira e Anderson Dias | 3/11/2013

Usuários do transporte público municipal em Taboão da Serra estão se mobilizando por meio da internet pedindo a contratação de cobradores para atuar nas linhas circulares que existem na cidade. Uma petição virtual pretende coletar o maior número possível de assinaturas para trazer de volta aos ônibus das linhas circulares, os cobradores, que há vários anos deixaram de atuar nos veículos da viação Pirajuçara. A ausência de cobradores é alvo de constante de críticas dos passageiros. Para assinar a petição clique aqui.

 “O cobrador é importante porque, além dele facilitar o embarque dos passageiros ele agiliza questões de volta de troco, e é uma maneira gerar emprego”, disse Vilma Correa. 

 Com o título “Cobradores Nos Ônibus de Taboão da Serra”, a campanha criada por um internauta taboanense, precisa reunir pelo menos 1 mil assinaturas, para mobilizar a causa com força e fazer a petição alcançar o efeito esperado. Apesar da importância e esforços feitos pela comunidade para a volta dos cobradores até agora a empresa não atendeu o apelo dos moradores. 

“Há anos esse problema acontece na cidade, todo mundo sabe que o cobrador é importante, e além do mais não prejudica o motorista que é obrigado a exercer dois papeis”, disse Valquíria Matos. 

 A petição alerta para os riscos a que estão submetidos os passageiros em razão da ausência de cobradores nas linhas circulares. Hoje os motoristas além de dirigir, precisam cobrar a passagem e passar o troco ao mesmo tempo, o que pode representar risco  a segurança dos passageiros. O texto da petição relata ainda diz que ao cobrar a passagem o motorista acaba também atrasando a viagem.

 “Não é possível o motorista fazer duas funções ao mesmo tempo, é um absurdo, e a vida do povo fica como, em risco?”, indagou Lucimara Alves. 

“A empresa querer economizar é uma coisa, mas o motorista põe em risco a vida das pessoas, o que vale é a empresa e pronto”, argumentou Roberta Diniz.

Procurados para falar sobre a questão da ausência de cobradores nas linhas circulares, a empresa Viação Pirajuçara não se pronunciou e nem retornou os contatos feitos pela reportagem do Jornal na Net.  

“É preciso que haja cobrador nos ônibus, é extremamente importante. O motorista não pode se colocar e colocar a vida das pessoas em risco”, disse Denis Ferreira.

Comentários