Faltosos são maioria em sessão extraordinária da Câmara de Taboão

Por Sandra Pereira | 31/10/2013

Sete dos 13 vereadores de Taboão da Serra não compareceram à sessão extraordinária da Câmara Municipal marcada para essa quinta-feira, 31. Na sessão os parlamentares deveriam apreciar a proposta de alteração do zoneamento na praça Miguel Ortega, próximo a  escola Jornalista Wandick de Freitas, onde será instalada a ETEC  e do local onde irá ser construído o Centro Iniciação ao Esporte, no Parque Monte Alegre. O projeto acabou sendo retirado da pauta pelo Executivo que alegou a necessidade de desafetação da área antes da votação. Após a desafetação o projeto volta à Casa e deverá ser apreciado na próxima semana. 

Mas, o que acendeu o alerta na Casa de fato foi a ausência dos vereadores Marcos Paulo, Cido, Moreira, Onishi, Lune, Érica Franquini e Luzia Aprígio. A maioria alegou ter faltado à sessão em razão de agendas anteriores, mas ao que tudo indica a falta seria um recado, embora não esteja claro para quem. Sem a presença de todos os vereadores a sessão durou menos de meia hora. Poucos instantes após o final da sessão a reportagem do Jornal na Net tentou contato por telefone com os vereadores faltosos e todos estavam com celulares desligados.

“Em matemática sete é mais que seis. Mas no caso da sessão de hoje acredito que cada vereador deveria ter compromissos anteriores. No meu caso, por exemplo, tinha consulta agendada nas clínicas e não poderia faltar”, disse o vereador Professor Moreira. 

O presidente da Câmara, vereador Eduardo Nóbrega, descartou que a falta dos seus pares à sessão seja um recado a quem quer que seja. Ele contou que desde cedo sabia que os vereadores Cido, Paulinho, Onishi e Luzia iriam faltar a sessão. Os demais, segundo ele, estiveram na Câmara, mas acabaram saindo. Nas contas do presidente 9 vereadores teriam participado da sessão.  

“O Cido estava na Casa. Saiu para colocar um terno e não voltou. O Moreira estava nas clínicas e ia voltar. A dona Luzia teve médico. Não acho que foi recado pra ninguém. Eles são acostumados a faltar sessão extraordinária. Se for algum recado eles terão que faltar na sessão ordinária da próxima terça-feira, 5", disse o presidente.

 A alteração de zoneamento se dá por meio de mudança no Plano Diretor. O projeto é originário do Executivo e considerado prioridade pela administração. O governo tem pressa de construir e entregar o prédio da ETEC o mesmo acontece em relação ao Centro de Iniciação ao Esporte.  

 As duas propostas de mudança no zoneamento foram precedidas de audiências públicas conforme determina a legislação para a concretização de mudanças no Plano Diretor.

O Regimento Interno da Câmara estabelece que as sessões extraordinárias devem ser convocadas com 48 horas de antecedência, a desta quinta foi convocada com apenas 24 horas. 


Comentários