Escola Municipal de Gastronomia promove palestras

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 21/10/2013

Cerca de 40 alunos dos cursos de Camareira e Arrumador para Hotéis e Assistente Administrativo participaram de palestra sobre a área de Governança na Hotelaria com a governanta Maria Aparecida Miranda de Oliveira, do IBIS Expo da Rede Accor de Hotéis.

A profissional explicou a situação gerencial da área e a importância do trabalho dos profissionais de arrumação no cenário atual, desde sua formação nos critérios de planejamento, disciplina, organização e comprometimento, qualidades necessárias para atuar nesta área. E ainda demonstrou como os hotéis estão se planejando nos quesitos padronização e modernização. Maria Aparecida ressaltou a importância de o profissional buscar conhecimento e se qualificar para assim se preparar para novos desafios no mercado hoteleiro atual.

De acordo com a aluna do curso de Camareira, Nilza Maria Alves Vitorino, foi importante para conhecer os diferentes tipos de serviços em diferentes categorias de hotéis, a importância do conceito de sustentabilidade que a Rede Accor desenvolve, como por exemplo, informar sobre a não obrigatoriedade da troca de lençóis diariamente, e a troca de equipamentos como chuveiros e torneiras econômicas, a fim de, reduzir o consumo de água, contribuindo para o futuro do planeta.

Para a professora Dina Nakazone, a palestra proporcionou a oportunidade dos alunos associarem o conteúdo teórico à prática, permitindo que o aluno se desenvolva plenamente no mercado de trabalho. Alunos da Escola de Gastronomia e PAPs participam do projeto SIBERGIA da Rede ACCOR

O Clube Sinergia, da Rede Accor de Hotéis, promove junto a algumas instituições de ensino a oportunidade do aluno estagiar um dia em um dos hotéis da rede. O município de Taboão da Serra, por meio da Escola de Gastronomia, neste mês de Outubro, teve a oportunidade de enviar 17 alunas do curso de Camareira e Arrumador para Hotéis a quinze hotéis da rede em São Paulo.

O aluno participante tem a oportunidade de vivenciar um dia da rotina do setor de governança dentro de um hotel, dando a ele a chance de conhecer a prática. 

“Eu achei a palestra muito boa. Tudo que ela falou pode ser aproveitado no trabalho de copa. Gostei bastante das experiências profissionais que ela relatou, principalmente sobre os clientes que reconhecem o trabalho dela e a chamam pelo nome. Aprendi sobre carta de vinhos e cardápio, para que servem e como são servidos”, disse Joana Sampaio, integrante do Programa PAP e aluna do curso de Copa. 

A professora Dina Nakazone, fez questão de frisar a importância do estágio. “Eu acredito que foi uma oportunidade única para vivenciar a pratica da profissão. 

Os alunos tiveram a oportunidade de interagir com os profissionais da área que estão preparados a ensinar os fazeres da profissão. Em um clima de troca de experiências as alunas sentiram de fato a hospitalidade dos colaboradores e adquiram ótimas experiências nesta convivência”, conta.

Comentários